Ensino da arte e da cultura visual: o cotidiano como prática artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267922023138

Palavras-chave:

cotidiano, práticas artísticas, ensino de arte, cultura visual

Resumo

O presente estudo traz como reflexão o cotidiano no ensino da arte e da cultura visual como construção epistêmica. Para isso, destacamos alguns autores que se somaram nesse corpus, para provocar atravessamentos nas relações subjetivas dos sujeitos com as práticas ordinárias, como: Michel de Certeau (2014), Suely Rolnik (2019), Gilles Deleuze (2022), Nilda Alves (2001), María Acaso (2011), entre outros. Além disso, problematizamos as implicações de ser professora-artista na fronteira pedagógica com as práticas de si, tomando como objetos de investigação a série 1 por dia e os Medicamentos Poéticos & Receituário Artístico. Tais práticas, elaboram estratégias de resistência aos ditames do sistema capitalista, na tentativa de criar caminhos alternativos para o que já foi estabelecido como ensino da arte.

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Biografia do Autor

Rodolfo Rodrigues Pontes, Rio de Janeiro State University

Designer Gráfico e Assistente Pedagógico na SEDUCT. Mestrando em Artes PPGARTES/UERJ. E-mail: rodriguespontesr@gmail.com.

Adeilma Casado da Costa, Rio de Janeiro State University

Artista e Arte Educadora independente. Mestranda em Artes PPGARTES/UERJ. E-mail: adeilmacasado@yahoo.com.br.

Isabel Almeida Carneiro, Rio de Janeiro State University

Artista e Professora Adjunta do Instituto de Artes da UERJ. Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ. Atua no Mestrado e Doutorado em Artes PPGARTES/UERJ. E-mail: bebelcarneirogm@gmail.com.

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Publicado

2023-09-19

Como Citar

PONTES, Rodolfo Rodrigues; COSTA, Adeilma Casado da; CARNEIRO, Isabel Almeida. Ensino da arte e da cultura visual: o cotidiano como prática artística. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 138–151, 2023. DOI: 10.5965/24471267922023138. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23974. Acesso em: 24 nov. 2024.