Entre conflitos, pandemia e proposições: formação inicial de professoras e professores de Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267812022011

Palavras-chave:

Licenciatura, Estágio, Artes Visuais, Docência compartilhada, Ensino de arte

Resumo

O texto apresenta percursos reflexivos e relacionados a um conjunto de ações realizadas nas disciplinas vinculadas aos estágios durante o período pandêmico da COVID-19 em um curso de Licenciatura em Artes Visuais. A construção da identidade docente se vincula às singularidades das relações das e dos discentes com os estágios no território das Artes Visuais e os percursos formativos realizados nesse espaço/tempo da disciplina. Ao articularmos tais questões com as reflexões sobre cultura docente e docência compartilhada, pretendemos evidenciar escolhas, conflitos e movimentos que perpassam os estágios na formação inicial de docentes para além de situações marcadas pela pandemia da COVID-19. São gestos de escuta e de partilha, com mudanças de percursos, que foram feitos em contextos educativos e formativos, em um exercício que envolveu acolhimento e construção de estratégias para a formação profissional na universidade.

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Biografia do Autor

Sônia Tramujas Vasconcellos, Universidade Estadual do Paraná, campus FAP

Licenciada em Educação Artística, bacharel em pintura, mestre e doutora em educação na linha Cultura, Escola e Ensino. Professora adjunta do colegiado de Artes Visuais, na área de pesquisa, formação de professor e ensino de artes visuais.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

VASCONCELLOS, Sônia Tramujas; MOMOLI, Daniel Bruno. Entre conflitos, pandemia e proposições: formação inicial de professoras e professores de Artes Visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 011–027, 2022. DOI: 10.5965/24471267812022011. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21807. Acesso em: 24 nov. 2024.