Imagem, gênero e sexualidade no currículo de Artes Visuais: receios, excessos e olhares conformados
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025067Palavras-chave:
Artes Visuais, Currículo, Estereótipos, Gênero, ImagemResumo
O texto traz reflexões sobre as concepções de professoras de Artes Visuais, atuantes em escolas públicas do município de Pelotas/RS, em relação as práticas curriculares com a utilização de imagens e as ligações estabelecidas com as temáticas de gênero e sexualidade. A partir de um recorte, apresenta-se dados obtidos de revisões bibliográficas, do envio de imagens e de entrevistas semiestruturadas. Percebeu-se que o entendimento das professoras de Artes Visuais sobre as práticas com imagens pode reforçar e manter preconceitos e estereótipos no currículo escolar, mas pode também contribuir no processo de desconstrução dos pensamentos que normatizam condutas e procuram fixar identidades. Tal constatação se deve ao nível de criticidade das professoras, que inclui o repertório visual e a relação estabelecida entre as imagens e a produção de sentidos e significados, considerando a formação inicial e continuada docente.
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