Grietas de la Presencia#1: Soledad plástica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025144

Palabras clave:

Instalación de Arte, Video instalación, Producción de Presencia, Media Arts, Mirar

Resumen

Esta comunicación presenta apuntes y reflexiones para la creación de una instalación artística cuya inspiración teórica es el pensamiento de Hans Ulrich Gumbrecht (2010) sobre la producción de presencia. El autor sugiere alternativas epistemológicas al predominio cartesiano de las Humanidades en la búsqueda incesante de interpretar y atribuir significado a los fenómenos analizados y argumenta que la experiencia estética siempre nos enfrentará a la tensión entre presencia y significado. Sin embargo, sólo los efectos de la presencia atraen intensamente a los sentidos. Dialogaremos también con Georges Didi-Huberman (2010) cuando afirma que cada ojo lleva su propia envoltura y el desafío es permitir que se abra una brecha en esta envoltura, permitiendo que la mirada pueda abrir un foso en lo que ve.

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Biografía del autor/a

Camilo Cavalcante, UBI - Universidade da Beira Interior

Camilo Cavalcante atua na área de Humanidades com ênfase em Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão. É mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Brasil). Tem ainda formação complementar em Guião Cinematográfico pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) em Cuba, curso de extensão em Transcinema: Cinema, pintura e artes contemporâneas pela PUC-Rio, além de possuir vasta experiência cinematográfica, com destaque para as áreas de guionismo, produção e realização. Atualmente é doutorando em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal), bolseiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior

Professor Associado na UBI-Universidade da Beira Interior. Presidente do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior entre 2019 e 2021. Diretor do Doutoramento em Artes dos Media da UBI entre 2021 e 2023. Diretor da licenciatura em Cinema da UBI entre 2008 e 2015. Membro do LabCom - Comunicação e Artes. Membro da AIM e da Sopcom. Leciona na Licenciatura e Mestrado em Cinema, e nos Mestrados em Design Multimédia e em Design e Desenvolvimento de Jogos. A relação entre cinema e outras artes e media é um dos seus principais interesses de investigação. Professor Associado da UBI-Universidade da Beira Interior.

Citas

BAMBOZZI, Lucas & PORTUGAL, Demétrio. (Org.). O cinema e seus outros: manifestações expandidas do audiovisual. São Paulo: Equador: AVXLab – Laboratório de Audiovisual Expandido, 2019.

BISHOP, Claire. Installation Art. London: Tate Publishing, 2005.

FRAYLING, Christopher. Research in art and design. London: Royal College of Art, 1993.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora PUC-Rio, 2010. In MACIEL, Katia. (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: ContraCapa, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

Filmografia

Laranja mecânica (1971), Direção de Stanley Kubrick, USA, ENG.

Não amarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.

Não matarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.

A dupla vida de Véronique (1991), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL, FRA, NOR.

A liberdade é azul (1993), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

A igualdade é branca (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

A fraternidade é vermelha (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

Publicado

2025-06-04

Cómo citar

CAVALCANTE, Camilo; NOGUEIRA, Luís Carlos da Costa. Grietas de la Presencia#1: Soledad plástica. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 144–158, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025144. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25581. Acesso em: 11 sep. 2025.