Cracks of Presence#1: Plastic solitude

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025144

Keywords:

Art Installation, Video Installation, Presence Production, Media Arts, Look

Abstract

This paper presents notes and reflections for the creation of an art installation which has as theoretical inspiration the thought about presence production by Hans Ulrich Gumbrecht (2010). The author suggests epistemological alternatives to the cartesian predominance of the Humanities in the incessant search for interpreting and attributing meaning to the analyzed phenomena and defends that the aesthetic experience will always confront us with the tension between presence and meaning. However, only the presence effects appeal with intensity to the senses. We will also dialogue with Georges Didi-Huberman’s (2010) thought when he refers that every eye carries its wrapping and the challenge is to let a gap open in this wrapping, allowing the gaze to open a gap in what it sees.

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Author Biographies

Camilo Cavalcante, UBI - Universidade da Beira Interior

Camilo Cavalcante atua na área de Humanidades com ênfase em Artes - Estudos de Cinema, Rádio e Televisão. É mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - Brasil). Tem ainda formação complementar em Guião Cinematográfico pela Escuela Internacional de Cine y TV (EICTV) em Cuba, curso de extensão em Transcinema: Cinema, pintura e artes contemporâneas pela PUC-Rio, além de possuir vasta experiência cinematográfica, com destaque para as áreas de guionismo, produção e realização. Atualmente é doutorando em Media Artes pela Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal), bolseiro pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Luís Carlos da Costa Nogueira, Universidade da Beira Interior

Professor Associado na UBI-Universidade da Beira Interior. Presidente do Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior entre 2019 e 2021. Diretor do Doutoramento em Artes dos Media da UBI entre 2021 e 2023. Diretor da licenciatura em Cinema da UBI entre 2008 e 2015. Membro do LabCom - Comunicação e Artes. Membro da AIM e da Sopcom. Leciona na Licenciatura e Mestrado em Cinema, e nos Mestrados em Design Multimédia e em Design e Desenvolvimento de Jogos. A relação entre cinema e outras artes e media é um dos seus principais interesses de investigação. Professor Associado da UBI-Universidade da Beira Interior.

References

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Filmografia

Laranja mecânica (1971), Direção de Stanley Kubrick, USA, ENG.

Não amarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.

Não matarás (1988), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL.

A dupla vida de Véronique (1991), Direção de Krzysztof Kieślowski, POL, FRA, NOR.

A liberdade é azul (1993), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

A igualdade é branca (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

A fraternidade é vermelha (1994), Direção de Krzysztof Kieślowski, FRA, POL, SUI.

Published

2025-06-04

How to Cite

CAVALCANTE, Camilo; NOGUEIRA, Luís Carlos da Costa. Cracks of Presence#1: Plastic solitude. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 144–158, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025144. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25581. Acesso em: 11 sep. 2025.