Diálogo con los tratadistas antiguos: sobre geometría y procesos pictóricos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024277Palabras clave:
pintura, práctica de taller, composición, geometría, sección aureaResumen
En el siglo XX hubo un movimiento estético ganador. Se ha impuesto más o menos por encima de todos los demás. Ese movimiento es el expresionismo. Su predominio abrumador como propuesta estética universal se ha afirmado en todas sus formas en gran parte del sistema del arte contemporáneo y, concomitantemente, en muchas de las prácticas pedagógicas de las escuelas de artes visuales. Dado que en nuestra práctica docente detectamos evidentes dificultades expresadas por los estudiantes de artes visuales en relación con la composición pictórica, proponemos una relectura, estudio y reinterpretación contemporánea de los procesos geométricos utilizados de diversas maneras por los maestros antiguos.
Descargas
Citas
ALBERTI, Leon Battista. De la pintura y otros escritos sobre arte. Madrid: Editorial Tecnos, 1999.
BOULEAU, Charles. Tramas: La geometria secreta de los pintores. Madrid: Akal, 1996.
BRANCO, Rosa Alice. A Condição secreta do visível: a percepção na natureza e nas artes. S. Paulo: Escrituras, 2009.
BURSILL-HALL, Piers. Why do we study Geometry? Answers through the ages. Cambridge: University of Cambridge, 2002.
CACHORRO-FERNÁNDEZ, Emílio. Geometry in architecture and art of the 20th century: The cube as reference shape, Goya, n.338, jan-mar, p.76-83, 2012.
CASIMIRO, Luis Alberto. Quatro pinturas do retábulo da Sé de Lamego: análise iconográfica e geométrica, Ciências e Técnicas do Património, I Série vol. 2, pp. 443-472, 2003.
COLMAN, Samuel. Harmonic proportion and form in nature, art and architecture. Nova Iorque: Dover Publications Inc., 2003.
COXETER, H.S.M. Projective Geometry. Berlim: Springer-Verlag, 1987.
FIELD, J.V. The invention of infinity, Oxford: Oxford University Press, 1997.
GHYKA, Matila C. Estética de las proporciones en la naturaleza y en las artes, 3ª Ed. Barcelona: Editorial Poseidon, 1983.
HARTSHORNE, R. Foundations of Projetive Geometry, Reading: Benjamin Cummings, 1967.
HAWKING, Stephen. Aos ombros dos gigantes. Lisboa: Texto Editores, 2010.
HUNTLEY, H. E. The divine proportion: A study in mathematical beauty. New York: Dover Publications, Inc., s.d.
JOHNSON, Paul. (2007) Criadores. Lisboa: Alêthea Editores, 2007.
KLINE, M. Foreword in: Russel, B.A.W. An essay on the foundations of geometry. New York: Dover Publications. 1956.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.) A Pintura, Textos essenciais, Vol3. S. Paulo: Editora 34, 2008.
LIVIO, Mario. The Golden Ratio: the story of phi the most astonishing number. New York: Broadway Books, 2003.
PACIOLI, L. La divina proporción. Madrid: Akal, 1991.
PANOFSKY, Erwin. A perspectiva como forma simbólica. Lisboa: Edições 70, 2006.
PEDOE, Dan. Geometry and the visual arts. Nova Iorque: Dover Publications Inc., 1976.
RAILING, Patricia; WALLIS, Caroline. Beyond the horizon: Coherent geometric systems in Rodchenko´s painting. Structurist, n.49/50, p.66-73, 2009/2010.
SIDNEY, Tillim. What Happened to Geometry. Arts Magazine, jun59, Vol.33 (9) p.38-44, 1959.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Leonardo Charréu
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.