Proceso poético y espacios de producción en el arte contemporáneo: experiencias de artista
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267912023042Palabras clave:
Arte Contemporáneo, experiencia poética, espacios de producción, arte colaborativoResumen
En el presente estudio, parto del entendimiento de que el Arte Contemporáneo se puede producir en diferentes espacios, sean institucionales o no. El texto está estructurado de la siguiente manera: primero, relaciono las experiencias poéticas desarrolladas en distintos momentos de mi trayectoria artística con las desviaciones intrínsecas originadas en cada contexto en que se fueron idealizados y realizados los proyectos. A continuación, considero que los proyectos, aquí mencionados, reverberar el potencial para pensar en formas experimentales de vivenciar la producción artística a través de la colaboración, para, entonces, concluir que los espacios de producción y exhibición de las Artes Visuales en la actualidad interfieren directamente en las posibilidades de arreglamiento de las estrategias de colaboración como poéticas. De esta forma, además de las galerías de arte y los museos, los talleres y las aulas pueden ser considerados lugares importantes para la producción y presentación del Arte Contemporáneo.
Descargas
Citas
BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
BASBAUM, Ricardo. Guia para participantes do projeto “Você gostaria de participar de uma experiência artística?”. 2014. Disponível em: http://www.nbp.pro.br/doc/guia_2014_port_1407.pdf. Acesso em: 30mar. 2023.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CARVALHO, Ananda. #Cartografias do transplantar: Sobre rural.scapes laboratório em residência 2015. São José do Barreiro/SP: rural.scapes, 2015. Disponível em: http://www.ruralscapes.net/ananda-carvalho_labres2015/. Acesso em: 30 mar. 2023.
GRAÇA, Luiza Abrantes da. Arte colaborativa como política, fronteira e ficção. In: SANTOS, Nara Cristina. (org.). Anais 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre – Santa Maria, Rio Grande do Sul: ANPA: UFSM, PPGART: UFRGS, PPGAV, 2016.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura, volume 1: o mito da pintura. São Paulo: Editora 34, 2004.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de; FARINA, Mauricius Martins; STRAMBI, Marta Luiza. Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte. In: SANTOS, Nara Cristina; CARVALHO, Ana Maria Albani de. (org.). Para pensar a arte: seus espaços e/em nosso tempo. Santa Maria: ANPAP: UFSM, PPGART: UFRGS, PPGAV, 2016.
PELLEGRIN, Ricardo de. O ATELIÊ DE PINTURA COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO COLABORATIVO: PRÁTICAS DO ARTISTA-PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. In: Anais Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação, dezembro de 2016, Vitória, - ES; [Cirillo, José, Org.; Grando, Ângela, Org.; Belo, Marcela, Org.] - Vitória: PROEX/UFES, 2016. Disponível: https://www.4shared.com/web/preview/pdf/xjiwBSwmba?. Acesso em: 30 mar. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.
RUPP, Bettina. Sobre residências artísticas: origem da expressão A.I.R. In: PARAGUAI, Luisaet al. (org.). Práticas e ConfrontAÇÕES: Anais do 27º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. São Paulo, SP: ANPAP: UNESP, 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ricardo de Pellegrin, Rebeca Lenize Stumm
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.