Poetic process and the place of artistic production in Contemporary Art an artist’s experience
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267912023042Keywords:
Contemporary Art, poetic experience, place of production, collaborative artAbstract
In the current research, it is predicted that contemporary art may be produced in different places, not only in traditional institutions but also in non-traditional ones. The paper is divided into three sections. Firstly, I relate distinctive poetic experiences throughout my artistic career to intrinsic problems that came out of each context in which the projects were contrived and carried out. Secondly, I suggest that all projects mentioned in this study show great potential for reflection on new ways of dealing with artistic productions employing collaboration. Finally, I discuss that the place of artistic production and the exhibition of visual arts nowadays interfere directly with the possibilities of collaborative agency strategies as a poetic tool. In this sense, in addition to art galleries and museums, art studios and classrooms may also be considered important places to produce and present contemporary art.
Downloads
References
BASBAUM, Ricardo. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
BASBAUM, Ricardo. Guia para participantes do projeto “Você gostaria de participar de uma experiência artística?”. 2014. Disponível em: http://www.nbp.pro.br/doc/guia_2014_port_1407.pdf. Acesso em: 30mar. 2023.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009.
CARVALHO, Ananda. #Cartografias do transplantar: Sobre rural.scapes laboratório em residência 2015. São José do Barreiro/SP: rural.scapes, 2015. Disponível em: http://www.ruralscapes.net/ananda-carvalho_labres2015/. Acesso em: 30 mar. 2023.
GRAÇA, Luiza Abrantes da. Arte colaborativa como política, fronteira e ficção. In: SANTOS, Nara Cristina. (org.). Anais 25º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Porto Alegre – Santa Maria, Rio Grande do Sul: ANPA: UFSM, PPGART: UFRGS, PPGAV, 2016.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A pintura, volume 1: o mito da pintura. São Paulo: Editora 34, 2004.
OLIVEIRA, Luiz Sérgio de; FARINA, Mauricius Martins; STRAMBI, Marta Luiza. Entre a obra e o mundo: a dimensão crítica da arte. In: SANTOS, Nara Cristina; CARVALHO, Ana Maria Albani de. (org.). Para pensar a arte: seus espaços e/em nosso tempo. Santa Maria: ANPAP: UFSM, PPGART: UFRGS, PPGAV, 2016.
PELLEGRIN, Ricardo de. O ATELIÊ DE PINTURA COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO COLABORATIVO: PRÁTICAS DO ARTISTA-PROFESSOR NO ENSINO SUPERIOR. In: Anais Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação, dezembro de 2016, Vitória, - ES; [Cirillo, José, Org.; Grando, Ângela, Org.; Belo, Marcela, Org.] - Vitória: PROEX/UFES, 2016. Disponível: https://www.4shared.com/web/preview/pdf/xjiwBSwmba?. Acesso em: 30 mar. 2023.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO Experimental / Editora 34, 2005.
RUPP, Bettina. Sobre residências artísticas: origem da expressão A.I.R. In: PARAGUAI, Luisaet al. (org.). Práticas e ConfrontAÇÕES: Anais do 27º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. São Paulo, SP: ANPAP: UNESP, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ricardo de Pellegrin, Rebeca Lenize Stumm
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.