Libro-trabajo como estrategia de formación: relato de una experiencia
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267912023120Palabras clave:
Libro de artista, Obra de arte, Informe de experiencia, Formación inicial, Proceso de creación.Resumen
Este relato de experiencia se centra em el análisis de um episodio formativo sobre el proceso de producción de un libro-obra como objeto de estudio durante la carrera de Artes Visuales. Se propone discutir la acción de la reflexión em relación a la construcción del saber profesional docente. Desde um punto de vista teórico, los estudios se basanen el método autobiográfico, fundamentando la presente investigación en Bueno (2002). Para llevar a cabo esta investigación, se utilizo la narración de um episodio formativo de un libro de artista construido para relatar la elección profesional como estudiante de licenciatura en Artes Visuales. A partir del análisis presentado, se aprecia la relevancia de la subjetividad como forma de construcción y reconstrucción del conocimiento. Destaca la importancia de propuestas y acciones formativas capaces de relacionar la teoríacon la historia de vida de lossujetos-participantes.
Descargas
Citas
AQUINO, Edilaine Isabel Ferreira. O lugar da arte e seus processos no ensino e na vida de professores. 2022. 165 f. Dissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté. Disponível em https://mpe.unitau.br/wp-content/uploads/dissertacoes/2022/Edilaine-Isabel-Ferreira-Aquino.pdf. Acesso em 17 mar. 2023.
BRITTO, Ludmila de S. R. de. A poética multimídia de Paulo Bruscky. 2009. 220 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9824. Acesso em 06 jan. 2023
BUENO, Belmira. O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. [online]. São Paulo: v. 28, n. 1, p. 11-30, jan.-jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04 jan. 2023.
DERDYK, Edith. A narrativa nos livros de artista: por uma partitura coreográfica nas páginas de um livro. Pós: Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 164-173, mai. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15439. Acesso 09 jan. 2023.
HELENO, Juliana C.; ARAÚJO, Denise de F.; ROMANOWSKI, Joana P. Relato de experiência: formação profissional docente. In: XI Congresso Nacional de Educação Educare. Curitiba/PR: PUCPR, 2013, p. 14805-14814.
MARCELO GARCIA, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009a. Disponível em https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/29196/a_ident_docent_constant_desaf.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em 02 jan. 2023.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: revista de ciências da educação v. 8, p. 7–22, 2009b. Disponível em: https://idus.us.es/xmlui/handle/11441/29247. Acesso em: 03 jan. 2023.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 21.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo. São Paulo, n.6, abr. 1982. [sem paginação]. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/expos/2013/julio_plaza/pdfs/o_livro_como_forma_de_arteI.pdf. Acesso 09 jan. 2023.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p.81-95, 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/PortoArte/article/view/27713. Acesso em jan. 2023.
ROLDÃO, Maria do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 94-103, jan./abr., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 09 jan. 2023.
SALLES, Cecília A. Gesto inacabado: processo de criação artística. 4. ed. São Paulo: Annablume, 2009.
SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 6, n. 1, dec. 2016. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/353/349. Acesso em: 26 jun. 2019.
SILVA, Michael S.Linguagens da Arte e a docência: dilemas e complexidades da prática educativa, 2020, 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Taubaté, Taubaté/SP 2020. Disponível em: https://mpe.unitau.br/banco-de-dissertacoes/. Acesso 22. mar. 2023.
SILVA, Michael S. OLHARES: experiências em arte retratado pelas crianças. SILVEIRA, Isabel O.; SAKAMOTo, Cleusa K. Educ_Ação em Debate: arte e educação, percursos e diálogos possíveis. Vol 2. 2022. Disponível em:https://drive.google.com/file/d/1w5KRHmLHqqVFcAEPEK5zVYEYj1KrlWu8/view.Acesso 22. mar. 2023.
SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172849. Acesso em 09 jan. 2023.
SOUZA, Márcia R. P. de. O livro de artista como lugar tátil. 2009, 217 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. Disponível em: https://docplayer.com.br/58760564-Marcia-regina-pereira-de-sousa-o-livro-de-artista-como-lugar-tatil.html . Acesso em 09 jan. 2023.
TARDIF, Maurice.; RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.73, pp.209-244. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v21n73/4214.pdf. Acesso em 09 jan.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Michael Santos Silva, Vanessa Stollar, Juliana Marcondes Bussolotti
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.