Cartografías del profesor de artes escénicas Desempeño de un profesor múltiple
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267832022140Palabras clave:
Profesor Artista, Profesor Actor, Profesor Director de Escena, Profesor PerformerResumen
Buscamos desarrollar una reflexión sobre las formas de actuación del docente de Artes escénicas en múltiples entornos docentes, considerando la educación básica como eje principal. Realizamos un decoupage sobre las posibles formas de actuación de esta maestra, aquí caracterizada por metáforas: profesor artista, profesor actor, profesor director de escena y profesor performer. El rol del profesor de Artes Escénicas requiere flexibilidad y juego, ya que, la mayoría de las veces, este profesional se encuentra en un oportuno umbral de versatilidad: maestro-director-actor-artista; nuestro campo de experimentación ha sido la educación básica donde nos encontramos.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Carminda Mendes. Teatro Pós-dramático na escola. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Lei de Diretrizes e Base na Educação Nacional. Brasília, DF. 1996.
CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como Método de Ensino. São Paulo: Hucitec, 2006.
CIOTTI, Naira. O mestiço professor-performer. Revista Rebento, São Paulo, UNESP, nº 4, p. 117-122, 05/2013.
COHEN, Renato. Work in Progress na Cena Contemporânea: criação, encenação, recepção. São Paulo: Perspectiva, 1997.
FABIÃO, Eleonora. Performance, Teatro e Ensino: poéticas e políticas da interdisciplinaridade. In: FLORENTINO, Adilson e TELLES, Narciso (org.) Cartografia do ensino do teatro. Uberlândia: EDUFU, 2009. 61-72.
GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MARTINS, Marcos Bulhões. O mestre-encenador e o ator dramaturgo. Revista Sala Preta, São Paulo, USP, vol. 2, p. 240-246, 2002.
MARTINS, Marcos Bulhões. O Professor como mestre-encenador: os Fundamentos do Laboratório de Encenação da UFRN. In: SANTANA, Arão Paranaguá (Coord.); SOUZA, Luis Roberto de e RIBEIRO, Tânia Cristina Costa. Visões da Ilha: Apontamentos sobre Teatro e Educação. São Luis: EDUFMA, 2003.
MARQUES, Isabel. Ensino da Dança Hoje: Textos e Contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
RACHEL, Denise Pereira. Adote o artista, não deixe ele virar professor: reflexões em torno do híbrido professor-performer. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Artes/UNESP, 2014. Dissertação (Mestrado em Artes).
STANISLAVSKI, Constantin. A Construção da Personagem. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
VIDOR, Heloise Baurich. Drama e Teatralidade: Experiências com o professor no papel e o professor-personagem e suas possibilidades para o ensino do teatro na escola. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Teatro/UDESC, 2008. Dissertação (Mestrado em Teatro).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Maiquel Cristian Reichert, Carminda Mendes André
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.