Desbordes en la poesía slam: ver, existir y ocupar
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267822022174Palabras clave:
Poesía Slam, Cultura Visual, DesbordamientoResumen
La poesía Slam se inspira en los deportes. Viniendo del idioma inglés, el término poesía slam, es “poetry slam”. De esto precisamente trata este texto: de la poesía como juego en el que el poema golpea en diferentes direcciones y provoca desbordes. Los poemas creados para los concursos, que se desarrollan de norte a sur de Brasil, se convierten en posibilidades de desplazamientos estéticos y poéticos. A partir de los estudios de cultura visual, nos enfocamos en tres perspectivas del contexto de los grupos de slams brasileños, que llamamos desbordamientos: el desbordamiento de ver, el de existir y, finalmente, el desbordamiento de ocupar. Nuestro recorrido por estos bordes que se desdibujan y desbordan, nos conducen a un movimiento poético que desencadena procesos estético-educativos, ya sea por la ocupación de lugares, por la reexistencia de otros cuerpos o por la inserción en las pantallas en línea y en las escuelas.
Descargas
Citas
ALCADE, Emerson (org.). Coleção Slam. LGBTQIA+. V. 4, São Paulo: Editora Autonomia Literária, 2019.
BOLEÃO, Jossier Sales. Na rua não tem jeito de cair: poetry slam na ágora digital. In: MARTINS, Alice F.; RIBEIRO, Regilene A. Sarzi; FAKHOURY, Renata; PPONCE, Wendy Montes (Orgs.). Os signos na arte, na comunicação e nas cidades. 1a edição. Aveiro: Ria Editoral, 2020.
CIRÍACO, Rodrigo. Antologia Slam – Rachão Poético, Copa mundão de poesia. Edições Um Por Todos. São Paulo: Selo do Burro, 2019.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Educação da Cultura Visual. Santa Maria: Editora UFSM. Edição do Kindle, 2020.
INTERNACIONAL SITUACIONISTA – ANTOLOGIA. Lisboa: Antígona, 1997.
MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, São Paulo, v.18, nº 4, p. 745-768, out./ dez., 2016.
NASCIMENTO, Roberta Marques do. Vocigrafias. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
PRADA, Juan Martín. Otro tiempo para el arte. Cuestiones y comentarios sobre el arte actual. Valencia: Sendemà Editorial, 2012.
SMITH, Mark Kelly; KRAYNAK, Joe. Take the mic: The art of performance poetry, slam and the spoken word. Sourcebooks MediaFusion, 2009.
VILLADA, Camila Sosa. O parque das irmãs magníficas. São Paulo: Planeta, 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Jossier Boleão, Alice Fatima Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.