Desbordes en la poesía slam: ver, existir y ocupar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267822022174

Palabras clave:

Poesía Slam, Cultura Visual, Desbordamiento

Resumen

La poesía Slam se inspira en los deportes. Viniendo del idioma inglés, el término poesía slam, es “poetry slam”. De esto precisamente trata este texto: de la poesía como juego en el que el poema golpea en diferentes direcciones y provoca desbordes. Los poemas creados para los concursos, que se desarrollan de norte a sur de Brasil, se convierten en posibilidades de desplazamientos estéticos y poéticos. A partir de los estudios de cultura visual, nos enfocamos en tres perspectivas del contexto de los grupos de slams brasileños, que llamamos desbordamientos: el desbordamiento de ver, el de existir y, finalmente, el desbordamiento de ocupar. Nuestro recorrido por estos bordes que se desdibujan y desbordan, nos conducen a un movimiento poético que desencadena procesos estético-educativos, ya sea por la ocupación de lugares, por la reexistencia de otros cuerpos o por la inserción en las pantallas en línea y en las escuelas.

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Biografía del autor/a

Jossier Boleão, Universidade Federal de Goiás

Doutorando em Arte e Cultura Visual (FAV/UFG). Mestre em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI/UEG). Licenciado em Artes Visuais e Letras Português. Bolsista CAPES

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1525096555122947

E-mail: jossierboleao@gmail.com

Alice Fatima Martins, Universidade Federal de Goiás

Bolsista de produtividade em pesquisa, pelo CNPq. Professora Titular na Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, UFG. Pesquisadora Associada no Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC/UFRJ. Cursou Licenciatura em Educação Artística, habilitação em Artes Visuais, pela Universidade de Brasília (conclusão: 1983). Foi professora de Artes na Educação Básica, com experiências diversas, com maior inserção na rede pública de ensino do Distrito Federal. Mestre em Educação, pela Universidade de Brasília (conclusão: 1997). Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (conclusão: 2004). A tese foi publicada pela Editora da UnB, em 2013, com o título SAUDADES DO FUTURO: a ficção científica no cinema e o imaginário social sobre o devir. Pós-Doutorado no Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ (2010). O resultado da pesquisa foi publicado, em 2013: CATADORES DE SUCATA DA INDÚSTRIA CULTURAL, pela FUNAPE/Editora da UFG. Pós-doutorado pela Universidade de Aveiro, com o projeto de pesquisa O CINEMA DE MARIA (2017). Na Faculdade de Artes Visuais da UFG, atua no curso de Licenciatura em Artes Visuais (presencial e a distância), e no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, do qual foi coordenadora de 2005 a 2008, e de 2012 a 2014. Foi editora da Revista Visualidades (UFG) entre julho/2014 e dezembro/2016, e integrou a equipe editorial atual (março/2019 a julho/2020). Publicou o livro OUTROS FAZEDORES DE CINEMA, pela Editora Zouk, 2019. Coordena a REdArtH, Rede Internacional de Pesquisa em Educação, Arte e Humanidades (DGP/CNPq), e integra a Red de Estudios de la Cultura Visual Abya Yala. É membro das seguintes entidades de pesquisa: Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas (ANPAP), Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), AO NORTE Associação de Produção e Animação Audiovisual. Tem experiência em: a) Artes Visuais; b) Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura e da Arte; c) Educação, com ênfase na formação de professores em Artes Visuais, e nas relações entre visualidades contemporâneas, cinema e educação. Atua nos campos em que se entrecruzam estudos culturais, cultura visual, ensino de artes visuais, cinema, fotografia, relações entre cinema e educação.

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Publicado

2022-10-06

Cómo citar

BOLEÃO, Jossier; MARTINS, Alice Fatima. Desbordes en la poesía slam: ver, existir y ocupar. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 174–187, 2022. DOI: 10.5965/24471267822022174. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22360. Acesso em: 17 jul. 2024.

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