Overflows in slam poetry: seeing, existing and occupying
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267822022174Keywords:
Slam Poetry, Visual Culture, OverflowAbstract
Slam poetry takes its inspiration from sports. This is precisely what this text is about: poetry as a game in which the poem hits in different directions and causes overflows. The poems created for the competitions, which take place from North to South of Brazil, become possibilities of aesthetic and poetic displacements. From the studies of visual culture, we focus on three perspectives of the context of Brazilian slams groups, which we call overflows: the overflow of seeing, of existing and, finally, the overflowing of occupying. Our journey through these edges that are blurred and overflowed, lead us to a poetic movement that triggers aesthetic-educational processes, either by the occupation of places, by the re-existence of other bodies or by the insertion in online screens and in schools.
Downloads
References
ALCADE, Emerson (org.). Coleção Slam. LGBTQIA+. V. 4, São Paulo: Editora Autonomia Literária, 2019.
BOLEÃO, Jossier Sales. Na rua não tem jeito de cair: poetry slam na ágora digital. In: MARTINS, Alice F.; RIBEIRO, Regilene A. Sarzi; FAKHOURY, Renata; PPONCE, Wendy Montes (Orgs.). Os signos na arte, na comunicação e nas cidades. 1a edição. Aveiro: Ria Editoral, 2020.
CIRÍACO, Rodrigo. Antologia Slam – Rachão Poético, Copa mundão de poesia. Edições Um Por Todos. São Paulo: Selo do Burro, 2019.
HERNÁNDEZ, Fernando. A cultura visual como um convite à deslocalização do olhar e ao reposicionamento do sujeito. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (org.). Educação da Cultura Visual. Santa Maria: Editora UFSM. Edição do Kindle, 2020.
INTERNACIONAL SITUACIONISTA – ANTOLOGIA. Lisboa: Antígona, 1997.
MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD – Educ. Temat. Digit. Campinas, São Paulo, v.18, nº 4, p. 745-768, out./ dez., 2016.
NASCIMENTO, Roberta Marques do. Vocigrafias. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
PRADA, Juan Martín. Otro tiempo para el arte. Cuestiones y comentarios sobre el arte actual. Valencia: Sendemà Editorial, 2012.
SMITH, Mark Kelly; KRAYNAK, Joe. Take the mic: The art of performance poetry, slam and the spoken word. Sourcebooks MediaFusion, 2009.
VILLADA, Camila Sosa. O parque das irmãs magníficas. São Paulo: Planeta, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jossier Boleão, Alice Fatima Martins
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.