Paradigmas da Imagem: ilustração no campo expandido
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267712021238Palabras clave:
Arte e Tecnologia, Campo Expandido, Design Gráfico, Ilustração, Paradigma da ImagemResumen
Este artigo apresenta a relação entre a arte e a tecnologia na formação de um novo paradigma da imagem. Tem como objeto a reflexão crítica às transformações ocorridas na produção de imagens, especificamente nas imagens híbridas das atuais ilustrações advindas do diálogo entre as áreas de arte e de design gráfico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico com proposição de trabalho empírico, tendo como objetivo final a produção de um trabalho de ilustração no campo expandido.
Descargas
Citas
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. (obras escolhidas, v.1) São Paulo: Brasiliense, 1994.
DOMINGUES, D. Tecnologias, produção artística e sensibilização dos sentidos. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
ELIAS, H.; VASCONSELOS, M. O campo expandido do desenho. Revista Caleidoscópio, 1º semestre, 2006, ULHT.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. In: Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MEGGS, P. B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
PAIVA, J. O design da ilustração no livro ilustrado brasileiro contemporâneo. Dissertação de Mestrado em Design – Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo: Anhembi, 2012.
PLAZA, J.; TAVARES, M. Processos criativos com meios eletrônicos: poéticas digitais. In: PLAZA, J.; TAVARES. Processos criativos com meios eletrônicos. São Paulo: Hucitec, 1998.
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, L. Quarto paradigma da imagem. Campo Expandido: a convergência das imagens. Londrina: UEL, 2013. Anotações de palestra.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2009.
www.a-g-i.org/design/bounjour-toulouse-lautrec
www.artnet.com/artists/paul-nadar/lentretien-de-m-nadar-avec-m-chevreul-le-jour-de-cFaCpkvHtzQ4U_HL9ZMciQ2
www.artsandculture.google.com/asset/moulin-rouge-la-goulue/HwHWsv1o7adJ3A?hl=pt-BR&avm=3
www.br.pinterest.com/pin/491947959277218268/
www.loc.gov/item/2012647801
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ivan Litenski
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.