Paradigms of the Image: illustration in the expanded field
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267712021238Keywords:
art and technology , expanded fild , graphic design , ilustration , image paradigmAbstract
This article presents the relationship between art and technology in the formation of a new image paradigm. Its object is the critical reflection of the transformations that occurred in the production of images, specifically in the hybrid images of the current illustrations arising from the dialogue between the areas of art and graphic design. This is a qualitative research of a bibliographic nature with the proposition of empirical work, with the ultimate goal of producing an illustration work in the expanded field
Downloads
References
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 ed. (obras escolhidas, v.1) São Paulo: Brasiliense, 1994.
DOMINGUES, D. Tecnologias, produção artística e sensibilização dos sentidos. In: PILLAR, A. D. (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.
ELIAS, H.; VASCONSELOS, M. O campo expandido do desenho. Revista Caleidoscópio, 1º semestre, 2006, ULHT.
KRAUSS, R. A escultura no campo ampliado. In: Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
MEGGS, P. B. História do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
PAIVA, J. O design da ilustração no livro ilustrado brasileiro contemporâneo. Dissertação de Mestrado em Design – Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo: Anhembi, 2012.
PLAZA, J.; TAVARES, M. Processos criativos com meios eletrônicos: poéticas digitais. In: PLAZA, J.; TAVARES. Processos criativos com meios eletrônicos. São Paulo: Hucitec, 1998.
RUSH, M. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, L. Quarto paradigma da imagem. Campo Expandido: a convergência das imagens. Londrina: UEL, 2013. Anotações de palestra.
SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2009.
www.a-g-i.org/design/bounjour-toulouse-lautrec
www.artnet.com/artists/paul-nadar/lentretien-de-m-nadar-avec-m-chevreul-le-jour-de-cFaCpkvHtzQ4U_HL9ZMciQ2
www.artsandculture.google.com/asset/moulin-rouge-la-goulue/HwHWsv1o7adJ3A?hl=pt-BR&avm=3
www.br.pinterest.com/pin/491947959277218268/
www.loc.gov/item/2012647801
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Ivan Litenski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.