¿Cómo traer para la escrita los?
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267622020131Palabras clave:
processos de creación , educación artística , investigación académicaResumen
Escrito por tres investigadores que comparten estudios sobre procesos creativos en el entrelazamiento con el arte, la educación y la investigación, este artículo presenta conceptos sobre crítica genética elaborados por la profesora Cecilia Almeida Salles y tres narrativas complementarias, por cada uno de los autores, sobre procesos creativos con la palabra en el contexto de su investigación en construcción. En el tejido de las palabras leídas, dichas, susurradas, recogidas, bosquejadas, dibujadas y escritas sobre soportes como diarios de campo, cuadernos de dibujo, pequeños papeles de colores y murales, se materializan pensamientos, reflexiones, deseos, preocupaciones y descubrimientos, que, gradualmente, tomar forma en forma de texto. Al crear aproximaciones entre el acto de creación y el acto de investigación, los autores invitan a la reflexión de una preocupación común: ¿Cómo traer para la escrita los procesos creativos de investigación?
Descargas
Citas
CAVALCANTI. Moema; MELO, Chico Homem de; MATSUSHITA, Raquel; MASSARO, Silvia. Moema Cavalcanti: Livre para voar. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2019.
MATTAR, Sumaya. O ato cartográfico na docência da arte: instaurando estados criativos de experimentação, In Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.3277-3291. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2017/PDF/S10/26encontro______MATTAR_Sumaya.pdf.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado : processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998. 168p.
_______. Gesto inacabado : processo de criação artística. 3ª ed. São Paulo: FAPESP, Annablume, 2007. 168p.
_______ Redes de Criação: construção da obra de arte. Vinhedo, Editora Horizonte, 2006. 176p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.