Processos de criação de arte educadores/as: a elaboração de recursos didáticos-brinquedos para que bebês aprendam (com) arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267622020073Palabras clave:
educação , arte educação , educação infantil , estágio supervisionado , formação de professoresResumen
Nesta reflexão, temos como objetivo refletir sobre o processo de criação de arte educadores/as na elaboração de recursos didáticos-brinquedos - artefatos que contribuem para que bebês brinquem e aprendam (com) Arte. Os pressupostos teórico-metodológicos que orientaram esta pesquisa e os processos de criação que ela envolveu têm relações com os Estudos da Cultura Visual. Como resultado, descrevemos a experiência que vivenciamos no Estágio Supervisionado em Artes Visuais, com uma turma de bebês da Educação Infantil e comentamos sobre os recursos didáticos-brinquedos criados por nós. Também compartilhamos três critérios para incentivar docentes na criação de seus próprios recursos didáticos-brinquedos argumentando sobre as potências que a atuação de profissionais com formação específica em Artes Visuais pode acarretar para a Educação Infantil.
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Citas
“[...] ampliar o modo de perceber a si mesma e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos” (BRASIL, 2018, p.38)
“[...] não implica necessariamente a ausência de originalidade e de criatividade, mas o desejo de incorporar objetos que lhe suscitam interesse”. (DERDYK 1994, p.110)
“sobre as maneiras de se perceber o cotidiano” (NUNES, 2010, p. 54)
“[...] encantamento e coerção, sedução e dor” (NASCIMENTO, SOUZA E COELHO, 2015, p. 285)
“[...] na invenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros”. (FREIRE, 1987, p. 38)
“[...] as mãos precedem os instrumentos (buchas e pincéis) [...]”
“[...] as crianças necessitam de grandes superfícies de papel [...]” (CUNHA, 1995, p. 19)
“[...] saberes que nos ajudem a dar sentido ao emergente e ao mutável, a compreendermos a nós mesmos e ao mundo em que se vive, tanto por parte do professorado como dos alunos”. (HERNÁNDEZ, 2007, p.35-36)
“[...] a criança se alimenta, entre outras fontes, da arte adulta a que tem acesso, que se configura como devir de seu trabalho a partir de um caminho próprio que ela mesma desenvolve” (IAVELBERG, 2013, p.18)
“O trabalho de fidelização das famílias à educação em arte dos filhos é muito importante porque integra propósitos da casa e da escola em benefício do aluno”. (IAVELBERG, 2013, p. 63)
“[...] participação social nos equipamentos e bens culturais disponíveis na região.” (IAVELBERG, 2013, p. 63)
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- 2020-08-30 (3)
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