Creation processes of art educators: the elaboration of didactic resources- toys for babies to learn (with) art
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267622020073Keywords:
education , art education , child education , supervised internship , teacher trainingAbstract
In this reflection, we aim to reflect on the process of creating art educators in the elaboration of didactic resources-toys - artifacts that contribute for babies to play and learn (with) Art. The theoretical and methodological assumptions that guided this research and the creative processes that it involved are related to the Studies of Visual Culture. As a result, we describe the experience we had in the Supervised Internship in Visual Arts, with a group of babies from Early Childhood Education and comment on the didactic-toys resources created by us. We also share three criteria to encourage teachers to create their own educational resources-toys arguing about the powers that the performance of professionals with specific training in Visual Arts can bring to Early Childhood Education.
Downloads
References
“[...] ampliar o modo de perceber a si mesma e ao outro, valorizar sua identidade, respeitar os outros e reconhecer as diferenças que nos constituem como seres humanos” (BRASIL, 2018, p.38)
“[...] não implica necessariamente a ausência de originalidade e de criatividade, mas o desejo de incorporar objetos que lhe suscitam interesse”. (DERDYK 1994, p.110)
“sobre as maneiras de se perceber o cotidiano” (NUNES, 2010, p. 54)
“[...] encantamento e coerção, sedução e dor” (NASCIMENTO, SOUZA E COELHO, 2015, p. 285)
“[...] na invenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros”. (FREIRE, 1987, p. 38)
“[...] as mãos precedem os instrumentos (buchas e pincéis) [...]”
“[...] as crianças necessitam de grandes superfícies de papel [...]” (CUNHA, 1995, p. 19)
“[...] saberes que nos ajudem a dar sentido ao emergente e ao mutável, a compreendermos a nós mesmos e ao mundo em que se vive, tanto por parte do professorado como dos alunos”. (HERNÁNDEZ, 2007, p.35-36)
“[...] a criança se alimenta, entre outras fontes, da arte adulta a que tem acesso, que se configura como devir de seu trabalho a partir de um caminho próprio que ela mesma desenvolve” (IAVELBERG, 2013, p.18)
“O trabalho de fidelização das famílias à educação em arte dos filhos é muito importante porque integra propósitos da casa e da escola em benefício do aluno”. (IAVELBERG, 2013, p. 63)
“[...] participação social nos equipamentos e bens culturais disponíveis na região.” (IAVELBERG, 2013, p. 63)
Downloads
Published
Versions
- 2020-08-30 (3)
- 2020-08-30 (2)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.