A fotografia autoral como tradução de memórias e afecções subjetivas em diálogos compartilhados nas ações educativas no espaço cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267612020011Palabras clave:
fotografia autoral , memória, objetos de afeto , casa corpo , ação educativaResumen
O presente ensaio apresenta parte da série fotográfica autoral intitulada “Do porão ao sótão” na qual busco traduzir e criar em imagens, memórias e devaneios poéticos a partir de referências na literatura de Clarice Lispector e Gaston Bachelard. Exploro a relação entre a casa e o corpo como simbolismos, subjetividades e coletividades a partir de justaposições que tramam arte, psicanálise e fenomenologia. A série, em questão, foi exposta em 2019 à públicos variados, de modo que as ações educativas propostas no espaço cultural também foram diversas. Para visibilizar alguns daqueles diálogos fotográficos, selecionei um grupo específico de idosas e idosos que visitaram a exposição e relataram suas memórias e afecções.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BRAUNE, Fernando. O surrealismo e a estética fotográfica. Rio de Janeiro: 7 letras, 2000.
CÁCERES, B. Eric; CHECRUSKI, Sandra. Relatório de exposição elaborado pela equipe técnica de Cultura do SESC Joinville, 2019.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. Trad. Maria Silvia Mourão. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2010.
FRAYZE-PEREIRA, João A. Arte, Dor: inquietudes entre estética e psicanálise. São Paulo. Ateliê Editorial, 2005.
JUNG, Carl Gustave. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008. LISPECTOR, Clarice. Laços de Família: contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
SABIÁ, Ana Paula. Eu e as Outras: corpo e surrealismo como articulações políticas na obra de mulheres fotógrafas. Tese de doutorado vinculada ao Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), 2019.
VIEIRA, DIONE VEIGA. A projeção do corpo no contexto da obra - uma reflexão a partir da instalação “A casa é o corpo” de Lygia Clark, in <http://sibila.com.br/novos-e-criticos/a- projecao-do-corpo/2269> visitado em outubro de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.