A fotografia e o sentir: não vidência e outros sentidos.
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267612020093Palabras clave:
Fotografia, Percepção tátil, Paisagem Sonora, Deficiência Visual; Inclusão.Resumen
O Projeto A Fotografia e o Sentir compreende o ensino e a prática fotográfica junto aos alunos do IEACN - Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste, localizado na cidade de Campina Grande - PB. Sua realização encontra-se ancorada na oportunidade de ampliar as pesquisas sobre acessibilidade e inclusão, bem como desenvolver recursos didáticos e metodológicos ao difundir a fotografia para pessoas com deficiência visual. Deste modo, este estudo abarca de maneira não exaustiva o uso da multissensorialidade para a construção imagética, ao explorar estímulos auditivos e táteis na produção, leitura e recepção de fotografias. O texto propõe um debate sobre as contribuições da percepção e do sentir para o processo de aprendizagem e a importância de oportunizar ao aluno não vidente o papel de fonte emissora e criativa. O percurso teórico envolveu Vygotsky (1997), Schafer (2003), Duarte Júnior (2012), Alves (2009) entre outros.
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