The photography and the feeling: no sight and sensoriality
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267612020093Keywords:
Inclusion., Visual impairment, Soundspace, Tactile perception, PhotographyAbstract
A Fotografia e o Sentir Project comprises teaching and photographic practice with students from IEACN - Institute of Education and Assistance to the Blind of the Northeast, located in the city of Campina Grande - PB. Its realization is anchored in the opportunity to expand research on accessibility and inclusion, also to develop didactic and methodological resources when disseminating photography to people with visual deficiencies. In the theoretical path by Vygotsky (1997), Duarte Júnior (2012) and Barbosa (2007). This study covers the use of multisensory for the construction of images, when exploring auditory and tactile stimuli in the production of photographs. This way, the text proposes a debate on the contributions of perception and feeling to the learning process and the importance of giving the blind student the role of emitter and creative source. In the contributions of Schafer (2003), Dubois (2012), Alves (2009) among others.
Downloads
References
ALVES, Jefferson Fernandes. Deficiência visual e fotografia: O olhar pelo som, pelo tato e pela palavra alheia. In: V Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina, 2009.
_______. O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. In: Revista Educação em Questão, Natal, v. 27, n. 13, set./dez. 2006.
BAVCAR, Evgen. A Luz e o Cego. In: BAVCAR, Evgen. O ponto zero da fotografia. VSA art do Brasil, 2000. Disponivel em: <https://dobrasvisuais.files.wordpress.com/2010/08/a-luz-e-o-cego.pdf>. Acesso: 18.jan.2020.
D´AVILA, Renato. Teco Barbero revela mistérios da fotografia cega. In: Novo Olhar, G1-Sergipe, 2017. Disponível em: <http://g1.globo.com/se/sergipe/blog/novo-olhar/post/teco-barbero-revela-misterios-da-fotografia-cega.html>. Acesso em: 10. dez. 2019.
DONDIS, A. Donis. Sintaxe da Linguagem Visual. trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DUARTE JUNIOR, João Francisco. Por que arte-educação? 6 ed. Campinas - Sp: Papirus, 2012.
FOULKES, Benjamin Mayer. Más allá de la mirada. (entrevista com Evgen Bavcar).
Disponível em . Acesso em: 10. dez. 2019.
CANCLINI, Nestor GARCIA. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2000.
MAIA, João. Conheça João Maia, o fotógrafo cego, 2017. Disponível em: <https://college.canon.com.br/blog/conheca-joao-maia-o-fotografo-cego-56>. Acesso em: 10. dez. 2019.
MERLEAU-PONTY, MAURICE. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
MORICEAU, Jean-Luc; PAES, Isabela. Performances acadêmicas e experiência estética: Um lugar ao sensível na construção do sentido. In: PICADO, Benjamin (Org); et.al. Experiência Estética e Performance. Salvador: Edufba, 2014.
NUNES, Sylvia; LOMÔNACO, José Fernando Bitencourt. O aluno cego: Preconceitos e potencialidade. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 14, n. 1, Jan/Jun, 2010.
OLIVEIRA, João Ganzarolli. Do essencial invisível: Arte e Beleza entre os Cegos. Rio de Janeiro: Revan Faperj, 2002.
População residente por tipo de deficiência permanente. IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques. Acesso em: 18. jan. 2010.
RODRIGUEZ, Ángel. A dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC São Paulo, 2006.
SCHAEFFER, Pierre. Ensaio sobre o Rádio e o Cinema: Estética e Técnica das Artes-relé 1941-1942. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2003.
TEIXEIRA, Carolina. A cultura da acessibilidade: Desafios à produção artística brasileira. In: Revista do Centro de Pesquisa e Formação SESC SP. n 06, Jun, 2018.
VILLAÇA, Iara. Arte-educação: a arte como metodologia educativa. In: Revista Cairu. Salvador, ano 03, n 04, Jul/Ago, 2014.
VYGOTSKI, Lev. S. Fundamientos da Defctologia: Obras Escogidas V. Madri: Visor, 1997.
Referências Filmográficas
JANELA da Alma. Direção de João Jardim e Walter Carvalho. São Paulo: Dueto Filmes, 2001 (73 min.).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.