Histórias do Ensino do Desenho
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267522019129Resumen
The Notebooks of Leonardo da Vinci,1 copilados e editados dos manuscritos originais por Jean Paul Richter são evidências cabais de que para Leonardo o desenho era fundamental em todas as suas múltiplas atividades.
Contudo nos dias atuais há um desinteresse enorme por pesquisas que esclareçam a importância do desenho para profissionais projetistas, para o cotidiano das pessoas, para o desenvolvimento da cognição e na educação para as Artes, para o Design, para a Arquitetura.
Até mesmo o desenho da criança tão estudado até a década de 80 tem sido esquecido. De Luquet (1913) a Claire Golumb (1992)3 muita pesquisa confiável foi produzida sobre a evolução do desenho livre da criança, mas o que se escreve e se vende hoje são meras receitas para aprender a desenhar, entre elas o livro Drawing on the Right Side of the Brain Workbook (1998)4.Os exercícios que Betty Edwards propõe neste livro produzem bons resultados por serem desinibidores da expressão, mas cientificamente nenhuma pesquisa demonstrou que realmente ativam o lado direito do cérebro.
Descargas
Citas
BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil: das origens ao modernismo. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978.
BARBOSA, Ana Mae. Redesenhando o desenho: educadores, política e história. São Paulo: Editora Cortez, 2015.
EDWARDS, Betty. Drawing on the Right Side of the Brain Workbook. 1998, Penguin Putnam.
GOLOMB, Claire. The Child’s creation of a Pictorial World. Berkeley, Los Angeles, Oxford. University of California Press, 1992, 353 pgs.
LUQUET, Georges-Henri. Les dessins d'un enfant (Children’s Drawings). Paris, Librairie Félix Alcan, 1913.
MILANEZ, Carolina Gonçalves. Ensino da Arte e do Design em uma escola municipal de São Paulo. Universidade Anhembi Morumbi, Programa de Arte. Design e Tecnologia, 2016.
REBOUÇAS, André. Diário e Notas Autobiográficas. Coleção Documentos Brasileiros dirigida por Gilberto Freyre. Livraria José Olympio Editora, Rio, pág. 395 a 397, 1938.
The Notebooks of Leonardo da Vinci compiled and edited from the original manuscripts by Jean Paul Richter. New York: Dover Publications, 1970.
VARTULI, MAximilian de Aguiar. O design do desenho: análise de ferramentas de desenho digital no projeto de produto. Mestrado Acadêmico em Design UDESC /CEART, 2016 pag 24.
SANOVICZ, Fernanda. Desenhos de Abrahão Sanovicz. São Paulo: SESC,2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 REVISTA APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.