Uma reflexão autoenográfica sobre a aprendizagem e o ensino do desenho

Autores/as

  • Altamir Moreira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267522019010

Palabras clave:

desenho, figura humana, autoetnografia, aprendizagem, ensino

Resumen

Esse texto aborda o tema da aprendizagem e do ensino de desenho a partir de uma vivência pessoal. Tem o objetivo de compartilhar experiências sobre um contexto específico, passível de comparações com outros casos desse campo de estudos. A partir da perspectiva autoetnográfica de David M. Hayano (1979), constrói uma narrativa biográfica cronológica. Apresenta uma síntese descritiva de eventos cotidianos relacionados à problemática do desenvolvimento de habilidades técnicas do desenho figurativo. Descreve algumas das dificuldades encontradas durante as atividades de ensino de desenho em cursos de graduação na área de artes visuais. Relaciona algumas das estratégias utilizadas para superá-las, e finaliza com uma reflexão sobre o papel das repetições e correções na aquisição destas competências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAMMES, Gottfried. The Complete Guide to Anatomy for Artists & Illustrators: Drawing the Human Form. England: Kent: Watson-Guptill, 2017.

CALDERÓN, Alfonso. Dibujando la figura humana. 5 ed. Barcelona: CEAC, 1981.

DÉLAVIER, Frédéric. Guia dos movimentos de musculação para mulheres: Abordagem anatômica. São Paulo: Manole, 2003.

DÉLAVIER, Frédéric. Guia dos movimentos de musculação: Abordagem anatômica. São Paulo: Manole, 2000.

GALVÃO, Alfredo. Noções de Anátomo-Fisiologia Artística e de Proporções: proporções da figura humana e do cavalo. Rio de Janeiro: Globo: 1942.

HAYANO, David M. Auto-Ethnography: paradigms, problems, and prospects. In: Human Organization. New York: Society for Applied Anthropology. 1979, Vol. 38, n. 1, p. 99-104. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44125560. Acesso em: 26 jun. 2019.

PARRAMÓN, José Maria. Cómo dibujar la figura humana. Barcelona: Parramón, 1986.

RICHER, Paul. Artistic Anatomy. Reprint. New York: Watson-Guptill, 1986.

WINSLOW, Valerie L. Classic Human Anatomy in Motion: The Artist's Guide to the Dynamics of Figure Drawing. Reprint. New York: Watson-Guptill, 2015.

WINSLOW, Valerie L. Classic Human Anatomy: The Artist's Guide to Form, Function, and Movement. Reprint. New York: Watson-Guptill, 2008.

Publicado

2019-09-02

Cómo citar

MOREIRA, Altamir. Uma reflexão autoenográfica sobre a aprendizagem e o ensino do desenho. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 2, 2019. DOI: 10.5965/24471267522019010. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16057. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática