A aula ateliê no contexto da formação inicial do professor de Artes Visuais

Autores/as

  • Marta Facco Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267432018102

Palabras clave:

exeperiência , documentos de trabalho , artista professor , aula ateliê

Resumen

Este artigo objetiva tecer reflexões acerca do ensino e aprendizagem no espaço do ateliê de Artes Visuais, compreendendo este como um lugar de trânsito entre saberes artísticos e pedagógicos, assim como um lugar de deslocamento (no sentido de mudança) do ver/olhar/sentir do artista professor pesquisador. Compreende-se também este lugar como relevante para propiciar experiências através do processo criativo em Arte, bem como, a relação que esse indivíduo estabelece com seus documentos de trabalho. Para transitar por esses entre lugares sugiro perambular pelo processo criativo em Artes Visuais compreendendo a relevância da aula ateliê, para pensar o ser/estar do artista professor, que ao mesmo tempo que produz obra, também produz aula. Como principais eixos teóricos trago John Dewey (2010), Flávio Gonçalves (2000) e Jociele Lampert (2017).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CORONA, Marilice. Pintura e documentos de trabalho: considerações sobre uma relação dinâmica. In: Anais XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, CBHA, Petrópolis/RJ, 2010, pp. 1236-1245.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GONÇALVES, Flávio. Où se trouve le dessin?: une idée de dessin dans l’art contemporain. Tese de Doutorado em Poéticas Visuais, Université de Paris I, Panthéon Sorbonne, Paris/France, 2000.

JESUS, Joaquim Alberto Luz de. (IN)VISIBILIDADES: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais. 2013. 260 f. Tese de Doutoramento em Educação Artística – Faculdade de Belas Artes, Universidade do Porto, Portugal. 2013.

KIFFER, Ana; REZENDE, Renato; BIDENT, Christophe (org.). Experiência e Arte Contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2012.

LAMPERT, Jociele. O estúdio de pintura como laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Revista Matéria Prima, v.5, n. 3, set./dez. 2017, pp 60-65, ISSN 2182-9756 e-ISSN 2182-9829, disponível em:

http://materiaprima.fba.ul.pt/MP_v5_iss3.pdf.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado, processo de criação artístico. 4. ed. São Paulo: Fapesp/Annablume, 2009.

SALLES, Cecilia Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2. ed. São Paulo: Horizonte, 2006.

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

FACCO, Marta. A aula ateliê no contexto da formação inicial do professor de Artes Visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 3, 2018. DOI: 10.5965/24471267432018102. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/14551. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática

Artículos más leídos del mismo autor/a