DIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS DO COTIDIANO E A CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267332017023Palabras clave:
ensino da arte, docência, estudos cotidianos , cultura visualResumen
Este artigo constitui-se a partir de experiências vividas como docente no curso de Pedagogia a Distância – CEAD/UDESC, refletindo sobre a importância do ensino da arte na formação de futuros pedagogos. As reflexões têm como pontos centrais a atenção ao cotidiano como espaço de desenvolvimento de aprendizagens, bem como a importância da educação do olhar neste processo. Para tanto, construo esta escrita de modo dialogal com aportes e referências teóricas ligadas ao campo da Cultura Visual (HERNANDEZ, 2007, DIAS, 2011) e dos Estudos do Cotidiano (ALVES, 1998; VICTÓRIO FILHO, 2005; PAIS, 2003), no intuito de pensar acerca de como o ensino da arte pode ajudar a tecer um olhar mais atento e sensível aos saberes que são desenvolvidos nas ações cotidianas que compõem os espaços educativos, contribuindo para a formação destes profissionais.
Descargas
Citas
ALVES, N.; OLIVEIRA, I.B. Pesquisar o cotidiano na lógica das redes cotidianas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21., 1998, Caxambú. Anais. Caxambú, 1998. (minicurso).
ALVES, N.; OLIVEIRA, I.B. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Fundação Universidade De Brasília, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.
VICTÓRIO FILHO, Aldo. A arte na/da educação: a invenção cotidiana da escola. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.