DIÁLOGOS ENTRE OS ESTUDOS DO COTIDIANO E A CULTURA VISUAL NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267332017023Keywords:
art teaching, teaching, everyday life studies , visual cultureAbstract
This article constitutes from experiences as a teacher in the Distance Pedagogy course- CEAD / UDESC, reflecting on the importance of art education in the formation of future pedagogues. The reflections have as central points attention to daily life as learning development space as well as the importance of the sensitive eye education in this process. To do so, I construct this writing in a dialogical way with contributions and theoretical references related to the field of Visual Culture (HERNANDEZ, 2007, DIAS, 2011) and the Everyday Life Studies (ALVES, 1998; VICTÓRIO FILHO, 2005; PAIS, 2003), in order to think about how the teaching of art can help to form a closer and sensitive look at the knowledges that are developed in the daily actions that compose the educational spaces, contributing to the sensitive formation of these professionals.
Downloads
References
ALVES, N.; OLIVEIRA, I.B. Pesquisar o cotidiano na lógica das redes cotidianas. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21., 1998, Caxambú. Anais. Caxambú, 1998. (minicurso).
ALVES, N.; OLIVEIRA, I.B. Trajetórias e redes na formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
DIAS, Belidson. O I/Mundo da Educação em Cultura Visual. Brasília: Fundação Universidade De Brasília, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
PAIS, José Machado. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo, SP: Cortez, 2003.
VICTÓRIO FILHO, Aldo. A arte na/da educação: a invenção cotidiana da escola. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.