Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • La contribución es original e inédita, y no está siendo evaluada para publicación en otra revista; de lo contrario, debe justificarse en el apartado "Comentarios al editor".
  • El archivo de la presentación está en formato Microsoft Word, OpenOffice o RTF.
  • Se han proporcionado las URLs de las referencias cuando ha sido posible.
  • En caso de envío a una sección con evaluación por pares (por ejemplo, artículos), se deben enviar dos archivos: uno con la identificación del autor y otro sin ella. En este último, asegúrese de que no haya identificación de autoría en el texto ni en las propiedades del archivo, garantizando así la Evaluación Doble Ciega por Pares.
  • Todos los autores deben haber contribuido significativamente al trabajo, y no se aceptará la inclusión de autores después de la aprobación del artículo, salvo en casos excepcionales.
  • El texto cumple con las normas de estilo y los requisitos bibliográficos descritos en las Directrices para autores, disponibles en la página Acerca de la revista.
  • Solo se aceptarán artículos de autoría individual de doctores/as. Doctorandos/as y maestrandos/as que deseen publicar individualmente o en coautoría con un/a doctor/a que no sea su director/a de tesis, deben presentar una carta de su orientador/a con su conocimiento y aprobación para la publicación, o escribir en coautoría con su respectivo/a orientador/a. Los trabajos de maestros/as solo serán aceptados si están en coautoría con un/a doctor/a. Estudiantes de grado pueden enviar artículos únicamente si participan en programas de iniciación científica, y deben escribir en coautoría con un/a orientador/a que sea doctor/a, indicando su titulación y los proyectos de iniciación científica al final del artículo.
  • Estudiantes de grado vinculados a grupos de investigación y/o programas y proyectos de extensión universitaria, con o sin beca de IC, que deseen presentar informes de investigación, deben hacerlo en coautoría con doctores/as.

Directrices para autores/as

Instruções aos autores que submetem produção científica à Revista Apotheke.

Política editorial

Artistas Professores Pesquisadores nacionais e internacionais são convidados a participar da submissão de pesquisas correspondentes ao campo das Artes Visuais e da Arte Educação.

 

Prazo para envio:

A publicação é quadrimestral (três edições anuais); a submissão é aberta ao longo do ano, e seu fluxo é contínuo. As edições também têm chamadas para a Seção Temática/Dossiê, com datas definidas, publicadas junto ao tema.

 

Idiomas aceitos para submissão:

 A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Inglês e Espanhol como idiomas secundários.

 

Sistemas de avaliação e seleção de artigos:

A avaliação dos trabalhos recebidos (artigos, ensaios visuais, ensaios, entrevistas, traduções e notas de experiências) compreende três fases. Na primeira fase, o texto é encaminhado a dois pareceristas, (especialistas na área ou na abordagem do artigo em avaliação). Na segunda fase, os editores encaminham os textos que obtiveram dois pareceres favoráveis à publicação; devolvem aos autores os textos que obtiveram dois pareceres desfavoráveis; encaminham a um terceiro avaliador os textos que possuem dúvida ou contrassenso na avaliação; após, enviam aos autores os textos aos quais os avaliadores fizeram sugestões de modificações, como condição para publicação. A terceira fase consiste na avaliação das modificações feitas pelos autores, quando isso for necessário, e no encaminhamento dos textos aprovados para a revisão da linguagem e para a normalização. Os autores receberão, no endereço de e-mail informado como contato principal ao submeter o texto, o resultado da análise acompanhada dos pareceres.

Os trabalhos serão considerados aprovados quando obtiverem dois pareceres positivos atendendo a quatro critérios de arbitragem principais: (1) reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas da área; (2) interesse, relevância e originalidade do texto; (3) adequação linguística; (4) formatação, indicação de fontes e autores citados de acordo com modelo de submissão. Qualquer uma das hipóteses de não adequação é justificada por um parecer descritivo. A revista aceita artigos a partir de comunicações de pesquisa já publicadas em Anais de eventos, com tanto que tenham sido ampliados e revistos. A revista Apotheke possui uma média de 59 dias para o resultado de avaliação e uma taxa de aceite de 53%.

Os textos enviados para a Revista Apotheke devem ser encaminhados em duas versões: a primeira com autoria e a segunda sem menções de autoria, conforme os templates disponíveis.

Baixe aqui o template para o artigo com autoria

Baixe aqui o template para o artigo sem autoria

Formatação do artigo (máximo três autores por artigo):

Formato: o artigo deve ser enviado em arquivo de texto, com a extensão .doc ou .rtf (arquivos em outros formatos não serão avaliados). O arquivo, incluindo texto e imagens, não deve ultrapassar 5MB.

Formato do papel: deve ser A4 (21 x 29,7cm).

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Número de laudas: o trabalho deve ter no mínimo oito e no máximo 18 laudas (incluindo título, autores, resumo, corpo do texto, tabelas, rodapés, referências e anexos). 

Fonte: Arial.

Título: inserir na primeira linha o título, seguido do subtítulo, se houver. A fonte deve ser Arial, tamanho 14, em negrito, com alinhamento centralizado, espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo, e apenas as iniciais ou os nomes próprios devem ser escritos com letras maiúsculas. O título deve conter, no máximo, 200 caracteres com espaços, e não pode ser sublinhado. É permitido o uso do itálico apenas para grafias de palavras estrangeiras.

 

Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (departamento, faculdade e universidade em que o autor leciona ou cursa pós-graduação) devem ser preenchidas no campo “autoria/metadados” do sistema OJS e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras.

 

Autor: para a submissão, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser omitido(s). Posteriormente, na publicação do artigo, o(s) nome(s) deve(m) ser alinhado(s) à direita, fonte Arial, tamanho 12. Deve haver nota de rodapé exclusiva para cada autor; nessa nota, é preciso incluir um minicurrículo de no máximo três linhas, contendo a instituição à qual o autor está vinculado, o link do Currículo Lattes (CV) (para autores brasileiros) e seu ORCID, acompanhado do endereço de e-mail atualizado.

 

Resumo: usar a palavra resumo, fonte Arial, tamanho 10, em negrito e caixa alta, alinhamento à esquerda, com espaço entrelinhas simples e sem espaço antes ou depois do parágrafo. O texto do resumo deve ter entre 10 e 20 linhas. Deve, ainda, ser disposto em um único parágrafo, fonte Arial, tamanho 10, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Além disso, é preciso separar o resumo das palavras-chave por uma linha em branco.

Palavras-chave: entre 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, fonte Arial, tamanho 10, negrito, em caixa alta, alinhamento esquerdo, com espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. É preciso separar as palavras-chave dos resumos em língua estrangeira por uma linha em branco.

 

Título em língua estrangeira: o título do artigo deve ser traduzido e preceder os respectivos resumos. É necessário inserir o título seguido do subtítulo, se houver. A fonte usada é Arial, tamanho 10, em negrito, alinhamento centralizado, com espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo e apenas as iniciais ou nomes próprios devem ser escritos com letra maiúscula. É preciso separar o título em língua estrangeira do resumo por uma linha em branco.

 

Resumos em língua estrangeira: o artigo deverá conter dois resumos em idiomas estrangeiros, inglês e espanhol. Esses resumos deverão seguir o mesmo padrão do resumo em língua portuguesa, substituindo-se a palavra resumo por abstract e resumen respectivamente. É preciso separar o resumo em língua estrangeira das palavras-chave em língua estrangeira por uma linha em branco.

 

Palavras-chave em língua estrangeira: deverão seguir o mesmo padrão das palavras-chave em língua portuguesa, substituindo-se palavra-chave por key words (inglês) e palabras clave (espanhol). Deve-se separar as palavras-chave em língua estrangeira do corpo do texto por duas linhas em branco.

 

O texto deve ser iniciado logo após o tópico anterior.

 

Subtítulos: tamanho 12, em negrito, em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaço entrelinhas de 1,5, espaçamento de 0pt antes e depois.

 

Corpo do texto: tamanho 12, estilo normal, texto em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaço entrelinhas 1,5, com espaço de 0pt antes e depois do parágrafo e com recuo de parágrafo de 1,25cm na primeira linha.

 

Citações: citações de até três linhas deverão manter a formatação definida acima para o corpo do texto.

Citações acima de três linhas deverão ter recuo de 4cm da margem esquerda, tamanho 10, estilo normal, texto em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples, sem espaço antes e depois do parágrafo e sem recuo de parágrafo na primeira linha.

Para maiores detalhes sobre citações em documentos científicos, consultar a ABNT NBR 10520.

 

Imagens: são permitidas no máximo 10 imagens, coloridas ou em preto e branco, formato  ,jpg, .png, ou .gif, com resolução mínima de 300 dpi cada. Cada imagem deve ser precedida por uma linha em branco. Abaixo da legenda, é preciso inserir também uma linha em branco. Devem ser dispostas no corpo do texto, com as legendas (Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, entrelinhas simples) logo abaixo das imagens, no seguinte padrão: Fig. (número em ordem crescente), autor, Título, ano. Deve-se descrever a técnica, as dimensões em cm, a localização (nome de museu, coleção etc., se houver) e a cidade (se houver).

Caso o texto seja selecionado, as imagens deverão ser enviadas em arquivos separados com resolução mínima de 600 dpi, nomeados da seguinte forma: imagem 01, imagem 02 etc., de acordo com a ordem de inserção no texto.

Atenção: As imagens que compõem o artigo devem, obrigatoriamente, ser de autoria do/s autor/es do texto ou devem vir acompanhadas de termo de direito de uso de imagem (cedidas pelo autor da imagem ou da instituição).
O termo deve ser submetido via plataforma, junto com o artigo, na aba documentos suplementares.

 

Referências bibliográficas, eletrônicas ou de outros materiais: devem seguir o padrão da ABNT NBR 6023, separadas do texto por duas linhas em branco, após o título “Referências”, que deve ser grifado em negrito. As referências devem ser em Arial, tamanho 11, estilo normal, em caixa alta e baixa, alinhadas à esquerda, com espaço entrelinhas simples. Devem, ainda, ser separadas entre si por uma linha em branco com 0pt antes e depois do parágrafo.

 

Notas de rodapé: deverão ser explicativas, numeradas sequencialmente em números arábicos, fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas simples e sem espaço antes ou depois do parágrafo.

 

Para livros:  

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano.

Para capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra, se for o mesmo autor do capítulo colocar ______.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. p. 0-0.

Para artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v. 0, n. 0, p. 0-0, mês abreviado, ano.

Para teses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, ano. p. 0-0.

 Para documentos obtidos em meios eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. 0-0, mês, ano. Disponível em: http://www - URL completo do documento. Acesso em: dia, mês abreviado e ano (por exemplo: 3 fev. 2020).

Para filmes:

Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção de: nome do diretos, País de produção, anos.

 

Ensaios visuais (máximo de 2 autores)

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas e/ou experiências estético-artísticas e precisam especialmente concebidos para a publicação na revista Apotheke. O trabalho deve ter entre oito e 15 laudas e não deve ultrapassar 5MB.

A primeira página deve conter:

-       título/title;

-       resumo/abstract;

-       palavras-chave/keywords.

Formato do papel: A4.

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial 12.

As demais formatações, tendo em vista a natureza poética do trabalho, são de livre escolha do(s) autor(es).

 

Ensaios ou Escritos de Artistas (autoria única)

Este espaço é dedicado à escrita experimental de artistas, artistas professores pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Os textos devem ter entre cinco e oito laudas. Devem apresentar título/title, resumo/abstract e palavras-chave/keywords. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5MB.

O tema precisa estar relacionado ao assunto da temática/Dossiê da Revista Apotheke.

Imagens: no máximo duas, respeitando-se o limite de páginas.

Formato do papel: A4.

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial 12.

 

Entrevistas

São permitidos 1 entrevistador e no máximo 2 entrevistados. Em caso de grupos ou coletivos, entrar em contato com a Equipe Editorial da Revista para avaliação).

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 10 laudas.  Devem apresentar título/title, resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

 

Traduções (autoria única)

As traduções serão avaliadas segundo a importância e a pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 20 laudas. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do texto original.

 

Notas de experiência (autoria única)

 

As notas de experiência é um espaço para abrigar proposições estético-artísticas de estudantes de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores interessados em divulgar suas experiências. O trabalho deve ser especialmente concebido para a publicação na revista Apotheke, devendo ter entre oito e 15 laudas e não deve ultrapassar 5MB.

A primeira página deve conter:

-       título/title;

-       resumo/abstract;

-       palavras-chave/keywords.

Formato do papel: A4.

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial, tamanho 12.

 

As demais formatações, tendo em vista a natureza poética do trabalho, são de livre escolha do(a) autor(a).

 

Artigos Seção temática

Constitui-se de um conjunto de artigos originais que tratam das temáticas previamente definida pelos Editores da Revista Apotheke. Excepcionalmente são aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Artigos Seção aberta

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Artigos de Iniciação Científica

Graduando/a que esteja vinculado a grupos de pesquisa e/ou programas e projetos de extensão universitária, com ou sem bolsa de IC, que desejar escrever relatos de pesquisa deverá escrever em co-autoria com doutores/as.

Demanda contínua

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Declaración de privacidad

Los nombres y direcciones proporcionados en esta revista serán utilizados exclusivamente para los servicios ofrecidos por esta publicación, y no serán compartidos con terceros ni utilizados para otros fines.

La Universidad del Estado de Santa Catarina (UDESC), conforme a la Instrucción Normativa n.º 18, del 2 de diciembre de 2019, establece normas para el uso del software antiplagio. Específicamente: los archivos serán sometidos a verificación de similitud de contenido mediante software antiplagio, y serán evaluados y aprobados por las revistas científicas que integran el Portal de Revistas de UDESC. Los artículos científicos deben pasar previamente por la revisión por pares y por la evaluación editorial. La verificación de similitud se realizará únicamente después de la aceptación del manuscrito por parte del editor. El informe generado por el software servirá como un indicador del nivel de similitud, ayudando en la confirmación de plagio. Cuanto mayor sea el porcentaje de similitud, mayor será el indicio de plagio. Las citas y referencias correctamente indicadas según las normas técnicas podrán ser excluidas del análisis. Más información disponible en: http://abre.ai/inn18

Esta revista es miembro de Similarity Check, una iniciativa lanzada por Crossref que agrupa varias revistas con el objetivo de proteger la originalidad de los contenidos publicados.
Similarity Check utiliza el software iThenticate para detectar coincidencias y similitudes entre los textos sometidos a evaluación y los ya publicados en otras fuentes.
Al depositar todo nuestro contenido en la base de datos de Similarity Check, permitimos que otros editores comparen sus manuscritos con los contenidos ya publicados.