Os (entre) lugares da Arte na Educação Infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267532019057

Palabras clave:

arte , educación infantil , prática docente

Resumen

This article proposes a moment of reflection on Art Teaching in Early Childhood Education. From the ideal to the possible there is an extensive course of doings and challenges. We give a brief overview of how the field of art knowledge is understood in early childhood education and to counterpoint some pedagogical practices where we approach the artistic languages. Proposing to think about how art is placed in this intertwining of knowledge construction in this teaching time, the theoretical framework is based on authors who made it possible to base our speech in order to highlight art as a field of knowledge that contributes to pedagogical practices.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marisete Machado Colbeich, Fatenp/Unigranrio

Artista Visual. Professora do curso de Design de Interiores Fatenp/Unigranrio. Professora concursada da rede Estadual de Educação / SC. Especialista em Mídias na Educação pela FURG/RS (2012), Especialista em Gestão Educacional pela UFSM/RS (2005). Bacharel e Licenciada em Desenho e Plástica (Artes Visuais) pela UFSM/RS (2003). Membro dos Grupos: Estudos e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (UFSM - CNPq; Estúdio de Pintura Apotheke (UDESC- CNPq) e Pesquisa em Artes: Momentos Específicos (UFSM – CNPq). Publicações na área de Arte, Ensino da Arte e Design. Exposições coletivas e individuais, com premiação em salão de Artes Visuais. Atuação nas áreas de Design, Cerâmica, Pintura, Escultura, Linguagens Contemporâneas, Desenho, História da Arte e Ensino.

http://lattes.cnpq.br/9384783257371896

 

Carolina Ramos Nunes, UDESC

Graduação em Artes Visuais habilitação Licenciatura pela UDESC (2013). Pós Graduação, nível de Especialização, em Mídias na Educação pela UAB no IFSC (2015). Mestrado em Artes Visuais do Programa de Artes Visuais da UDESC (2017). Doutoranda em Artes Visuais do Programa de Artes Visuais da UDESC (Turma de 2018), linha de Pesquisa do Ensino das Artes Visuais, sob orientação da Profa Dra Elaine Schmidlin. Atualmente é Arte Educadora da Fundação Cultural Badesc e Professora Efetiva de Artes na Escola Estadual José Matias Zimmermann.

http://lattes.cnpq.br/9384783257371896

 

Citas

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: conhecimento de mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 243p. (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil). v.3.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso 15 setembro 2018.

BUORO,a.b. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte e na escola. São Paulo: Cortez, 2000.

CUNHA, S. R. V. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, S. R. V. da (Org.). Cor, som e movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 7-36.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da (Org.); LINO, Dulcimarta Lemos ...[et al.] – As artes do universo infantil. Porto Alegre: Mediação, 2012. FERRAZ, Heloisa; FUSARI, Maria F. de Resende; Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

IAVELBERG, R. Para Gostar de Aprender Arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2009.

DEWEY, John. O ensino da Arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

FERRAZ, Maria Heloisa C. de T.; FUSARI, Maria Felisminda de R. e. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 1992.

HOLM. A. M. Baby - Art: os primeiros passos com a arte. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2007.

LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo, Mestre Jou. 1970.

MALAGUZZI, Loris. História, idéias e filosofias básicas. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As Cem Linguargens da Criança; a. abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre; Artmed, 1999. P. 59-104.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

COLBEICH, Marisete Machado; NUNES, Carolina Ramos. Os (entre) lugares da Arte na Educação Infantil. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 5, n. 3, 2019. DOI: 10.5965/24471267532019057. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/16501. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção temática