Envíos

El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

Instruções aos autores que submetem produção científica à Revista Apotheke.

Política editorial

Artistas Professores Pesquisadores nacionais e internacionais são convidados a participar da submissão de pesquisas correspondentes ao campo das Artes Visuais e da Arte Educação.

 

Prazo para envio:

A publicação é quadrimestral (três edições anuais); a submissão é aberta ao longo do ano, e seu fluxo é contínuo. As edições também têm chamadas para a Seção Temática/Dossiê, com datas definidas, publicadas junto ao tema.

 

Idiomas aceitos para submissão:

 A revista tem o Português (Brasil) como idioma principal e o Inglês e Espanhol como idiomas secundários.

 

Sistemas de avaliação e seleção de artigos:

Os trabalhos recebidos (artigos, ensaios visuais, ensaios, entrevistas, traduções e notas de experiências) são submetidos à consideração do Conselho Editorial, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e às normas previstas. Também são submetidos aos pareceristas ad hoc, por meio do sistema de avaliação cega (double-blind), que podem aceitar, recusar ou sugerir alterações ao autor. A revista Apotheke possui uma média de 59 dias para o resultado de avaliação e uma taxa de aceite de 53%.

Os textos enviados para a Revista Apotheke devem ser encaminhados em duas versões: a primeira com autoria e a segunda sem menções de autoria, conforme os templates disponíveis.

Baixe aqui o template para o artigo com autoria

Baixe aqui o template para o artigo sem autoria

Formatação do artigo (máximo três autores por artigo):

Formato: o artigo deve ser enviado em arquivo de texto, com a extensão .doc ou .rtf (arquivos em outros formatos não serão avaliados). O arquivo, incluindo texto e imagens, não deve ultrapassar 5MB.

Formato do papel: deve ser A4 (21 x 29,7cm).

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Número de laudas: o trabalho deve ter no mínimo oito e no máximo 18 laudas (incluindo título, autores, resumo, corpo do texto, tabelas, rodapés, referências e anexos). 

Fonte: Arial.

Título: inserir na primeira linha o título, seguido do subtítulo, se houver. A fonte deve ser Arial, tamanho 14, em negrito, com alinhamento centralizado, espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo, e apenas as iniciais ou os nomes próprios devem ser escritos com letras maiúsculas. O título deve conter, no máximo, 200 caracteres com espaços, e não pode ser sublinhado. É permitido o uso do itálico apenas para grafias de palavras estrangeiras.

 

Todas as informações de autoria e instituição/afiliação (departamento, faculdade e universidade em que o autor leciona ou cursa pós-graduação) devem ser preenchidas no campo “autoria/metadados” do sistema OJS e não devem ultrapassar o limite de 120 palavras.

 

Autor: para a submissão, o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser omitido(s). Posteriormente, na publicação do artigo, o(s) nome(s) deve(m) ser alinhado(s) à direita, fonte Arial, tamanho 12. Deve haver nota de rodapé exclusiva para cada autor; nessa nota, é preciso incluir um minicurrículo de no máximo três linhas, contendo a instituição à qual o autor está vinculado, o link do Currículo Lattes (CV) (para autores brasileiros) e seu ORCID, acompanhado do endereço de e-mail atualizado.

 

Resumo: usar a palavra resumo, fonte Arial, tamanho 10, em negrito e caixa alta, alinhamento à esquerda, com espaço entrelinhas simples e sem espaço antes ou depois do parágrafo. O texto do resumo deve ter entre 10 e 20 linhas. Deve, ainda, ser disposto em um único parágrafo, fonte Arial, tamanho 10, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. Além disso, é preciso separar o resumo das palavras-chave por uma linha em branco.

Palavras-chave: entre 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula, fonte Arial, tamanho 10, negrito, em caixa alta, alinhamento esquerdo, com espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo. É preciso separar as palavras-chave dos resumos em língua estrangeira por uma linha em branco.

 

Título em língua estrangeira: o título do artigo deve ser traduzido e preceder os respectivos resumos. É necessário inserir o título seguido do subtítulo, se houver. A fonte usada é Arial, tamanho 10, em negrito, alinhamento centralizado, com espaço entrelinhas simples, sem espaço antes ou depois do parágrafo e apenas as iniciais ou nomes próprios devem ser escritos com letra maiúscula. É preciso separar o título em língua estrangeira do resumo por uma linha em branco.

 

Resumos em língua estrangeira: o artigo deverá conter dois resumos em idiomas estrangeiros, inglês e espanhol. Esses resumos deverão seguir o mesmo padrão do resumo em língua portuguesa, substituindo-se a palavra resumo por abstract e resumen respectivamente. É preciso separar o resumo em língua estrangeira das palavras-chave em língua estrangeira por uma linha em branco.

 

Palavras-chave em língua estrangeira: deverão seguir o mesmo padrão das palavras-chave em língua portuguesa, substituindo-se palavra-chave por key words (inglês) e palabras clave (espanhol). Deve-se separar as palavras-chave em língua estrangeira do corpo do texto por duas linhas em branco.

 

O texto deve ser iniciado logo após o tópico anterior.

 

Subtítulos: tamanho 12, em negrito, em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaço entrelinhas de 1,5, espaçamento de 0pt antes e depois.

 

Corpo do texto: tamanho 12, estilo normal, texto em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaço entrelinhas 1,5, com espaço de 0pt antes e depois do parágrafo e com recuo de parágrafo de 1,25cm na primeira linha.

 

Citações: citações de até três linhas deverão manter a formatação definida acima para o corpo do texto.

Citações acima de três linhas deverão ter recuo de 4cm da margem esquerda, tamanho 10, estilo normal, texto em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaço entrelinhas simples, sem espaço antes e depois do parágrafo e sem recuo de parágrafo na primeira linha.

Para maiores detalhes sobre citações em documentos científicos, consultar a ABNT NBR 10520.

 

Imagens: são permitidas no máximo 10 imagens, coloridas ou em preto e branco, formato  ,jpg, .png, ou .gif, com resolução mínima de 300 dpi cada. Cada imagem deve ser precedida por uma linha em branco. Abaixo da legenda, é preciso inserir também uma linha em branco. Devem ser dispostas no corpo do texto, com as legendas (Arial, tamanho 10, alinhamento centralizado, entrelinhas simples) logo abaixo das imagens, no seguinte padrão: Fig. (número em ordem crescente), autor, Título, ano. Deve-se descrever a técnica, as dimensões em cm, a localização (nome de museu, coleção etc., se houver) e a cidade (se houver).

Caso o texto seja selecionado, as imagens deverão ser enviadas em arquivos separados com resolução mínima de 600 dpi, nomeados da seguinte forma: imagem 01, imagem 02 etc., de acordo com a ordem de inserção no texto.

Atenção: As imagens que compõem o artigo devem, obrigatoriamente, ser de autoria do/s autor/es do texto ou devem vir acompanhadas de termo de direito de uso de imagem (cedidas pelo autor da imagem ou da instituição).
O termo deve ser submetido via plataforma, junto com o artigo, na aba documentos suplementares.

 

Referências bibliográficas, eletrônicas ou de outros materiais: devem seguir o padrão da ABNT NBR 6023, separadas do texto por duas linhas em branco, após o título “Referências”, que deve ser grifado em negrito. As referências devem ser em Arial, tamanho 11, estilo normal, em caixa alta e baixa, alinhadas à esquerda, com espaço entrelinhas simples. Devem, ainda, ser separadas entre si por uma linha em branco com 0pt antes e depois do parágrafo.

 

Notas de rodapé: deverão ser explicativas, numeradas sequencialmente em números arábicos, fonte Arial, tamanho 10, estilo normal, em caixa alta e baixa, alinhamento justificado, espaçamento entrelinhas simples e sem espaço antes ou depois do parágrafo.

 

Para livros:  

SOBRENOME, Nome. Título do livro em negrito. Edição. Cidade: Editora, ano.

Para capítulos de livros:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (do organizador da obra, se for o mesmo autor do capítulo colocar ______.). Título do livro em negrito. Cidade: Editora, ano. p. 0-0.

Para artigo em periódico:

SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Título do periódico em negrito, Cidade de publicação, v. 0, n. 0, p. 0-0, mês abreviado, ano.

Para teses e dissertações:

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em negrito: complemento do título sem negrito. Ano. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em Área X) – Faculdade X, Universidade X, Cidade, ano. p. 0-0.

 Para documentos obtidos em meios eletrônicos:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito. Cidade: Editora, vol., fascículo, p. 0-0, mês, ano. Disponível em: http://www - URL completo do documento. Acesso em: dia, mês abreviado e ano (por exemplo: 3 fev. 2020).

Para filmes:

Título do filme em negrito (ano de lançamento), Direção de: nome do diretos, País de produção, anos.

 

Ensaios visuais (máximo de 2 autores)

Os ensaios visuais devem decorrer de pesquisas e/ou experiências estético-artísticas e precisam especialmente concebidos para a publicação na revista Apotheke. O trabalho deve ter entre oito e 15 laudas e não deve ultrapassar 5MB.

A primeira página deve conter:

-       título/title;

-       resumo/abstract;

-       palavras-chave/keywords.

Formato do papel: A4.

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial 12.

As demais formatações, tendo em vista a natureza poética do trabalho, são de livre escolha do(s) autor(es).

 

Ensaios ou Escritos de Artistas (autoria única)

Este espaço é dedicado à escrita experimental de artistas, artistas professores pesquisadores, estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Os textos devem ter entre cinco e oito laudas. Devem apresentar título/title, resumo/abstract e palavras-chave/keywords. O tamanho do arquivo não deve ultrapassar 5MB.

O tema precisa estar relacionado ao assunto da temática/Dossiê da Revista Apotheke.

Imagens: no máximo duas, respeitando-se o limite de páginas.

Formato do papel: A4.

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial 12.

 

Entrevistas

São permitidos 1 entrevistador e no máximo 2 entrevistados. Em caso de grupos ou coletivos, entrar em contato com a Equipe Editorial da Revista para avaliação).

As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta e não devem ultrapassar 10 laudas.  Devem apresentar título/title, resumo/abstract e palavras-chave/keywords e seguir as demais normas de submissão dos artigos.

 

Traduções (autoria única)

As traduções serão avaliadas segundo a importância e a pertinência do texto traduzido e devem ter, no máximo, 20 laudas. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do texto original.

 

Notas de experiência (autoria única)

 

As notas de experiência é um espaço para abrigar proposições estético-artísticas de estudantes de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores interessados em divulgar suas experiências. O trabalho deve ser especialmente concebido para a publicação na revista Apotheke, devendo ter entre oito e 15 laudas e não deve ultrapassar 5MB.

A primeira página deve conter:

-       título/title;

-       resumo/abstract;

-       palavras-chave/keywords.

Formato do papel: A4.

Margens: esquerda e superior: 3cm; direita e inferior: 2cm.

Espaçamento entre linhas: 1,5.

Fonte: Arial, tamanho 12.

 

As demais formatações, tendo em vista a natureza poética do trabalho, são de livre escolha do(a) autor(a).

 

Artigos Seção temática

Constitui-se de um conjunto de artigos originais que tratam das temáticas previamente definida pelos Editores da Revista Apotheke. Excepcionalmente são aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Artigos Seção aberta

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Artigos de Iniciação Científica

Graduando/a que esteja vinculado a grupos de pesquisa e/ou programas e projetos de extensão universitária, com ou sem bolsa de IC, que desejar escrever relatos de pesquisa deverá escrever em co-autoria com doutores/as.

Demanda contínua

Constitui-se de um conjunto de artigos relativos à área de Artes, originais; excepcionalmente serão aceitos artigos já publicados em outros suportes, desde que mencionada a fonte e justificada, em nota de rodapé, as razões de sua reprodução.

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

A Universidade do Estado de Santa Catarina, regida pela Instrução Normativa n. 18, de 2 de dezembro de 2019, define normas para a utilização do software antiplágio. A saber: os aquivos serão submetidos para a verificação de similaridade de conteúdo no software antiplágio, avaliados e aprovados nos periódicos científicos que compõem o Portal de Periódicos da UDESC. Os artigos  científicos devem passar previamente pela avaliação por pares e pelo crivo dos editores. A verificação de similaridade acontecerá após o aceite para publicação do manuscrito pelo editor. Desta forma, o relatório emitido pelo software antiplágio servirá como indicativo do nível de similaridade, auxiliando na confirmação do plágio. Compreende-se que quanto mais elevado o percentual de similaridade, maior o indício da existência de plágio. Poderão ser desconsideradas da análise as citações e referências efetuadas de acordo com as normas técnicas. Informações disponíveis em: http://abre.ai/inn18.

Este periódico é membro do Similarity Check, iniciativa lançada pela Crossref que reúne vários periódicos com o objetivo de proteger a originalidade dos conteúdos que publicam.
A Verificação de Similaridade usa o software iThenticate para detectar coincidências e semelhanças entre os textos sob avaliação e aqueles publicados anteriormente em outras fontes.
Ao depositar todo o nosso conteúdo na base de dados da Verificação de Similaridade, permitimos que outros editores comparem seus textos submetidos com aqueles publicados anteriormente.