Por que pensar sobre a autorreferencialidade em pintura hoje?
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267232016011Keywords:
painting, Self-referentiality, RepresentationAbstract
This article aims to show how the study of the self-referentiality of painting allowed me to reflect on my own work and on issues related to figurative painting today.
Downloads
References
BRITO,Ronaldo “Contra o olhar eunuco”, in: Revista Módulo, nº 71,
p. 40, Rio de Janeiro, 1982.
FOUCAULT, Michel Foucault. “Pintura Fotogênica!” in: Estética: literatura e pintura, música e cinema. Col. Ditos & Escritos, vol.III. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2001.
GLASMEIER, Michael. “Peinture, photographie et autres réalités”. In : Cher peintre... peintures figuratives depuis l'ultime Picabia. Paris : Éditions du Centre Pompidou, 2002.
GREENBERG, Clement. “A crise da pintura de cavalete” in: Arte e cultura. São Paulo: Ed. Ática, 1989.
GREENBERG, Clement. “A pintura modernista” in: Clement Greenberg e o debate crítico. Glória Ferreira e Cecília Cotrim de Mello. (org.) Rio de Janeiro: Funarte / Jorge Zahar, 1997.
MARTINS,Luiz Renato Martins. “A reinvenção do realismo como arte do instante” in Arte e ensaios. (Org.) Glória Ferreira, Paulo Venâncio Filho Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais EBA/UFRJ - V.8, núm. 8 Ano VIII, nov.2001.
MOLES, Abraham. A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1998,
Mário Osório Marques em Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.
SCHWABSKY, Barry. “Painting in the interrogative mode” in: Vitamin P: new perspectives in painting. BREUVART, Valerie (org.). New York: Phaidon, 2002.
STEINBERG, Leo Steinberg. “Outros critérios” in: Clement Greenberg e o debate crítico. Glória Ferreira e Cecília Cotrim de Mello. (org.) Rio de Janeiro: Funarte / Jorge Zahar, 1997.
STOICHITA, Victor. L'instauration d'um tableau: Métapeinture à l'aube des temps modernes. Gèneva: Droz, 1999.
TANSEY, Mark. “Notes and comments” in: Mark Tansey: Visions and revisions. New York: Harry N Abrams, 1992.
DIEGUES, Isabel e COELHO, Frederico. Pintura brasileira século
XXI. Rio de Janeiro: Cobogó,2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.