“Come and show me your look”, interview with the artist teacher Mapige
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671012024293Keywords:
contemporary art, teaching artist, aesthetic experienceAbstract
It refers to an interview with the artist professor Maria Pinho Gemaque. Known as Mapige, the visual-activist artist, from the north, works with creative processes in visual poetics, performance, drawing, collages, photography, urban intervention, video art, artistic installation, artist's book, film.doc, cultural production, exhibition curation, exchange and artistic experience. Weaving a dialogue between art and the teaching artist, I explore Mapige's processes of creation, artistic intervention, performances and artistic actions with the aim of expanding reflection on contemporary art, aesthetic experience and teaching. I propose to think about artistic practice from its pedagogical, political and discursive dimension that is reflected in Mapige's work. Using netnography methodological processes, the interview was carried out via the social network WhatsApp, in December 2021 due to the distancing effects of the Covid-19 pandemic and the flu outbreak. The result of the interview was an inspiring conversation, full of curiosities and discoveries about the artist's life, creative process and work.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino de arte no Brasil. 5ªed. São Paulo: Cortez, 2002.
BOURRIAUD, Nicolas. Nicolas Bourriaud: “A arte torna visível o invisível: e hoje estamos marcados por um vírus que não pode ser visto”. In. Perfil [On-line]. 11 mai. 2021. Disponível em https://brasil.perfil.com/noticias/mundo/nicolas-bourriaud-a-arte-torna-visivel-o-invisivel.phtml. Acesso em: 13 mar. 2024.
BOURRIAUD, Nicolas. Radicante: por uma estética da globalização. Tradução Dorothée de Bruchard. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GEMAQUE, Mapige. Minha Cor (É) Vermelha: performance como ritual, imagem como pele da performance. In. Revista Poiésis, Niterói, v. 22, n. 37, p. 63-76, jan./jun. 2021. Disponível em https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/47235/27478. Acesso em: 13 mar 2024.
GEMAQUE, Maria Pinho. Livro de artista: Processo de criação em performance e poéticas visuais em uma escola amapaense. In. Revista Arteriais, revista do ppgartes/ica/ufpa/ v. 6, n. 10, p. 51-68, jun. 2020. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/ppgartes/article/view/10576. Acesso em: 13 de mar. 2024.
JESUS, Joaquim Aberto Luz de. (In)Visibilidades: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais -Tese de Doutoramento em Educação Artística -UPOrto -Portugal, 2013.
KOZINETS, Robert. Netnografia - Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre, Penso, 2014.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MAPGEMAQUE WORDPRESS. Mapige Gemaque [On-line]. Disponível em https://mapgemaque.wordpress.com/. Acesso em: 13 mar. 2024.
UNIFAP. Estudantes de escola pública visitam exposição da Galeria de Artes da UNIFAP. In. Universidade Federal do Amapá [On-line], 14 de agosto de 2014. Disponível em http://www.unifap.br/estudantes-de-escola-publica-visitam-exposicao-da-galeria-de-artes-da-unifap/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Hélida Costa Coelho, Fábio Wosniak
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.