#QuadrosDiscentes: Research into memes and art in teacher training in Brazil and Spain
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024111Keywords:
internet memes, liquid languages, teacher training, art education, cybercultureAbstract
In this paper we reflect on and present the results of part of a research project we conducted in academic years 2018-2019 and 2019-2020 with students of the Double Degree in Infant and Primary Education of the University of Girona - UdG (Catalonia, Spain) and students of the Degree in Visual Arts of Santa Catarina State University - UDESC (Brazil), concerning Internet memes and their linguistic strategies. In order to bring the two fields of study together and facilitate collaboration, a closed group within the Facebook social network was used as a space of interaction between the research subjects. The researchers took part in the experience, in accordance with the protocols of the action research method. The results point towards reflections and potential modifications that could be introduced in new research into how to learn and teach about volatile images—typical of cyberculture—in educational processes for teacher training.
Downloads
References
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
DAWKINS, R. El gen egoísta. Barcelona: Labor, 1979.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2009.
HEYLIGHER, F. Evolution of Memes on the Network: from chain-letters to the global brain. In: Fischer, I. Ars Electronica Catalogue. Vienna/New York: Springer, 1996
MARCADÉ, J.C. K. S Malévich, du “Quadrilatère noir”(1913) au “Blanc sur Blanc”(1917). De l’eclipse des objets à la liberation de l’espace. Lausanne: L’Age d’Homme, 1993.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
PINTO, L. G. A. Una aproximación al fenómeno de los memes en Internet: claves para su comprensión y su posible integración pedagógica. 2015. 12(33). In: Comunicação mídia e consumo. São Paulo: ESPM-SP, 2015,109-131p. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/677/pdf_51 Acesso en: 27/09/2023
RAMOS, R. É verdade esse bilhete: memes e a disputa pela verdade. 2018. Rio de Janeiro: Museo del Meme de la Universidad Federal Fluminense, 2018. Disponível em: https://www.museudememes.com.br/e-verdade-esse-bilete-memes-e-a-disputa-pela-verdade/ Acesso em: 27/09/2023.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SLOTERDIJK, P. Esferas III: Espumas. Esferología plural .Vol. 48. Siruela: Madrid, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2011.
VÉLEZ, J. I. (2012). Los memes de Internet y su papel en los medios de comunicación mexicanos. 2012. Study presented at XXIV Encuentro Nacional de la AMIC, Saltillo, Mexico: AMIC, 2012, pp. 113-122. Disponible em: https://www.academia.edu/2708031/Las_memes_de_Internet_y_su_papel_en_los_medios_de_comunicaci%C3%B3n_mexicanos Acesso em: 27/09/2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Débora da Rocha Gaspar, Mariona Masgrau Juanola, Sandra Regina
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.