Articulations between teaching, the anthotype and the agroecological agriculture
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267832022024Keywords:
Photography, Anthotype, Education, Experience, Creation processAbstract
This paper seeks to think of photographic images as a field of experience and creation in education, through the historical process of photography of the nineteenth century, called anthotype, in which photographs are made with the photosensitive emulsion of vegetable pigments. Furthermore, a reflection is proposed about the artistic and educational experiences that the author has lived throughout the ongoing PHD in Media Arts research at the University of Beira Interior/UBI-Portugal, that explores the study of the anthotype and its relationship with the agroecological agriculture. Thus, is presented the reflection and the sharing of the experience around the artistic making with the anthotype process in the Photography discipline, with the students of class A of the 2nd year of the Technical Course in Audio and Video Production Integrated to High School, held in 2022/1, at Recantos da Emas Campus - Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasilia - IFB. This classroom experience meets the concepts of expanded photography (Fernandes Junior, 2002), art as experience (Dewey, 1979) and creation processes (Salles, 2011 and 2016).
Downloads
References
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
FABBRI, Malin. Anthotypes: explore the darkroom in your garden and make photographs using plants. Stockholm: Alternativephotography.com, 2012.
FERNANDES JR., Rubens. A fotografia expandida. 2002. 275f. Tese de Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2002.
JAMES, Christopher. The Book of Alternative Photographic Processes. Third Edition. Boston: Cengage Learning, 2002.
SALLES, Cecília. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Intermeios, 2011.
SALLES, Cecília. Redes da criação: construção da obra de arte. 4 ed. Vinhedo/SP, Horizonte, 2016.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Trad. Iraci D.Poleti, Regina Salgado Campos. São Paulo: Senac, 2010.
SCARANO, Fabio Rubio. Regenerantes de Gaia. Rio de Janeiro: Editora Dantes, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Daniela Corrêa da Silva Pinheiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.