Nomadic figurations in digital manipulations: experimentations of a State of Teaching in Visual Arts
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267822022069Keywords:
Subjectivation Processes, Faciality, SelfieAbstract
Concerned with the formation of subjectivity, this article seeks to reflect on the nomadic practices in the experiments carried out in a Teaching Internship in the Digital Art discipline of the Visual Arts course at the State University of Maringá (UEM). From a selfie, the students were encouraged to manipulate the photographs in editing software (such as Photoshop) inspired by the artistic processes of drag. This proposal starts from a rhizomatic approach to the curriculum, allowing it to be crossed by issues brokered by its outside. Thus, we bring to this discussion the concepts of nomadic figurations, a kind of political map that allows us to understand the processes of contemporary subjectivation, and faciality, a control machine that, through the formation of a face, inserts us into closed territories of experience. The manipulation of digital images, in addition to the coercive processes of body control, is used in our proposal as a practice of the self with the ability to organize nomadic movements for the formation of a more libertarian subjectivity.Downloads
References
AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo? In AGAMBEN, Giorgio: O que é o contemporâneo? e outros ensaios. 6ª. ed. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó/SC: Argos, 2009. p. 8-51
BARRIONUEVO, Gustavo. STUBS, Roberta. A ficção como potência para subjetividades pós-identitárias: pensando uma figuração drag. Revista de Educação e Complexidade. Cianorte/PR, n.5, p. 73-91, dez, 2017. Disponível em: http://www.crc.uem.br/departamento-de-pedagogia-dpd/koan-revista-de-educacao-e-complexidade/edicao-n-5-dez-2017. Acesso: 10 jun. 2022.
BRAGA, Paula. Arte Contemporânea: modos de usar. São Paulo: Elefante, 2021.
BRAIDOTTI, Rosi. Diferença, Diversidade e Subjetividade Nômade. Revista Labrys, Estudos Feministas, n. 1-2, Brasília: Montreal: Paris - Julho/Dezembro de 2002, p. 1-16.
CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. (Des)pregamentos e Táticas nos Cotidianos Narrados por Travestis: Desalojamentos nos espaços prisionais como modos de (r)existências. 111 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2018.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Felix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 3. São Paulo: Editora 34, 2012.
GALLO, Silvio. Deleuze & Educação. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
GUATTARI, Felix. ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson. IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria/RS: Ed. da UFSM, 2013, p. 21-26.
KIRST, Patrícia Beatriz Argôllo Gomes. FONSECA, Tânia Mara Galli. A imagem digital como dispositivo de apropriação dos modos de subjetivação contemporâneos. Psicologia em Estudo. Maringá. v.15, n.2, 2010. p. 401-408. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-73722010000200019. Acesso em: 29 de set. 2020.
MAIO, Eliane Rose. O começo dessa história: discussões iniciais sobre gênero. In: RIBEIRO, Marcos (Org.). A conversa sobre gênero na escola: aspectos conceituais e político-pedagógicos. Rio de Janeiro: Wak, 2019. p. 17-30.
SIQUEIRA, Juliano Reis. Estágio em Artes Visuais como campo de pesquisa. Apotheke, Florianópolis, v. 8, n.1, p. 30- 43, abril, 2022. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21814. Acesso em: 6 jun. 2022.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VIEIRA, Renata de Almeida. Formação Pós-Graduada e Docência no Ensino Superior: mapeamento das discussões sobre o Estágio de Docência na RBPG/CAPES. Contra-pontos, Itajaí, v. 13, n. 2, p. 94 – 101, mai-ago, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5965/24471267812022028. Acesso em: 1 jun. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Gustavo Barrionuevo, Eliane Maio, Roberta Stubs
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.