Teaching in visual arts as an autobiographical place: spaces of creation and thought in the supervised curricular internship
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267812022044Keywords:
autobiography, nomadic teaching, supervised internship, initial training in visual artsAbstract
From a self-narrative positioning, this text proposes to launch some ideas on the field os teacher training, taking as a cut the formative stage of the supervised Curricular Internship. For the construction of this thought, the perspectives os atubiography and the notion os nomadic teaching (XXXXXXX) are brought as axes that support a way of conceiving, creating and positioning oneself in the contexto of the visual arts education. Nevertheless, a conversation is established with authors such as Mosé (2018); Rodrigues (2017), among others, that contribute to deepening these reflections.
Downloads
References
FARINA, Cynthia. Vida como obra de arte: arte como obra de vida - por uma pedagogia das afecções. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação, UFPel, 1999.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.
MARTINS, A; ABREU, C. Pedagogias de Fronteira. In: Guimarães, Leda Maria de Barros; Perotto, Lilian Ucker. Licenciatura em artes visuais: percurso 2. Goiânia: Gráfica da UFG, 2018. Ebook - (Coleção Licenciatura em Artes Visuais) Disponível em: https://producao.ciar.ufg.br/ebooks/licenciatura-em-artes-visuais/modulo/2/005.html
MOSÉ, V. Nietzsche Hoje: sobre os desafios da vida contemporânea. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2018.
NUNES, A. Nomadismos para ensaiar uma formação docente em artes visuais. Anais do III Seminário Internacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Montevideo: 2019. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/19.pdf
NUNES, A. Docência nômade – narrativas e deslocamentos na formação de professores em Artes Visuais. Revista Digital do LAV – Santa Maria – vol. 13, n. 1, p. 95 – 105 – jan./abr. 2020 ISSN 1983 – 7348 http://dx.doi.org/10.5902/1983734841031
OZ, Amós; HADAD, Shira. Do que é feita a maçã: seis conversas sobre amor, culpa e outros prazeres. São Paulo: Cia. Das Letras, 2019.
RODRIGUES, Manoela dos Anjos Afonso. Autobiogeografia como metodologia decolonial, In Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 26o, 2017, Campinas. Anais do 26o Encontro da Anpap. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p.3148-3163.
SOARES, Fabio Montalvão. A produção de subjetividades no contexto do capitalismo contemporâneo: Guattari e Negri. Fractal: Revista de Psicologia, v. 28, n. 1, p. 118-126, jan.-abr. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/1170
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 ALINE NUNES DA ROSA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.