“Are there artists on the periphery, professor?!”: intersectionality and place of speech as mobilizing elements of artistic practices experienced by the study of Young female artists from Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267812022055Keywords:
Teaching internship, female artists, intersectionality, speech place, photo collageAbstract
This article sought to share the experience of a Visual Arts teaching internship experience in a 1st-year high school class in the Visual Arts curriculum component of the 'Aplicação' school at the Federal University of Pernambuco, having a focus on women artists. The young women artist creation process in the Pernambuco art scene, especially the works of Rayellen Alves and Priscilla Melo, together with the study of the concepts "Intersectionality" and "Place of Speech", within a decolonial and anti-racist pedagogical perspective, guided the semester planning, which had as its starting point the question raised by a student in the classroom: “Are there artists on the periphery, professor?!”, also mobilizes the title of this article. Throughout digital photocollage, students could articulate the discussions experienced in their artistic expressions and practices.
Downloads
References
Assis, Dayane. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019.
CHIMAMANDA, Adichie: o perigo de uma única história TED Legendado PT-BR. Palestra proferida por Chimamanda Adichie para a TED Conference 2009. 18’49’’. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wQk17RPuhW8>. Acesso em: 17 fev. 2022.
CRENSHAW, Kimberle. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Estudos Feministas. Ano 10 vol. 1, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/mbTpP4SFXPnJZ397j8fSBQQ/?format=pdf&lang=pt . Acesso em: 17 fev. 2022.
D’ANDREA, Tiaraju. Contribuições para a definição dos conceitos periferia e sujeitas e sujeitos periféricos. Novos Estudos Cebrap, Dossiê Subjetividades Periféricas, v.39, n.1, jan-abr, 2020.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como Metodologia e Pedagogia em Artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Artes: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 21-26.
DIAS, Marcela. Priscilla Melo. Revista Propágulo, Recife, v.03, p.16-25, maio de 2019.
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Artes: A/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 27-35.
MOURA, Eduardo Junio Santos. ARTE/EDUCAÇÃO DECOLONIAL na América Latina. Cadernos de Estudos Culturais. v. 1. n. 21. p. 31-44. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/issue/view/562. Acesso em: 08 Nov. 2021.
RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento, 2017.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
VIDAL, F. S. . Um olhar caleidoscópico nas/para as formações estéticas/culturais de professores(as): experiências e construções de identidades docentes estéticas no curso de Pedagogia da UFPE. 2016. 370 p. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Ana Flavia da Fonte Netto de Mendonça, Fabiana Souto Lima Vidal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.