Early Childhood Education: The Teaching of Ethnic Racial Relations
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267732021096Keywords:
Colonização, Relações Étnicos Raciais, RacismoAbstract
This research is the result of a workshop held in Early Childhood Education at the time I was a Master's student in Teaching and Ethnic Racial Relations. Its objective is to provide the teaching of ethnic racial relations, highlighting the importance of black people in the construction of Brazilian society for students of Early Childhood Education from decolonial dialogues, using dialogic and expository methodologies. The theoretical framework included discussions about colonization, racism, racial identity. The methodological procedures adopted consisted of a workshop held in November to symbolize the month of Black Consciousness at the Joserinda Pereira School located in the municipality of Itacaré Bahia. The data obtained indicate the presence of racism and the absence of identity belonging. Racism has forms and structures and occurs due to the absence of a (de) colonial education. Based on the results and discussions presented, the importance of teaching for ethnic racial relations throughout the school year is considered, as well as the training of education and family professionals for ethnic racial relations.
Downloads
References
MUNANGA, Kabengele. Por que ensinar a história da África e do negro no Brasil de hoje?. Revista do Instituto de Estudos brasileiros, p. 20-31, 2015.
MUNANGA, Kabengele. Superando o Racismo na Escola, 2ª edição. Ministério da Educação, Secretaria da Educação e Diversidade, 2005.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, v. 17, p. 621-626, 2012.
NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, p. 443-466, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Imara Queiroz Bispo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.