A perspectiva contemporânea de nomadismo na trajetória de uma professora negra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267822022042

Palavras-chave:

Nomadismo, Feminismo Negro, Relações Étnicos Raciais

Resumo

Compreender o nomadismo numa perspectiva descolonizada é despertar novas percepções para a contemporaneidade. Entretanto, esta pesquisa tem como objetivo descrever a trajetória de nomadismo do/a narrador/a da presente pesquisa apropriando-se de um contexto familiar, social, étnico racial, educativo e profissional. O referencial teórico contemplou discussões acerca do nomadismo, das relações étnicas raciais, feminismo negro. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram a partir de uma pesquisa autobiográfica ao qual foi escolhido como instrumento de pesquisa as narrativas e memórias da narradora. Os dados obtidos refletem a fundamentação teórica, onde percebeu-se a presença de questões relacionadas ao nomadismo, feminismo negro, e as relações étnicas. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se a importância de trazer o conceito de nomadismo para a contemporaneidade com o intuito dos sujeitos percebe-se nesse processo de movimentação/ deslocamentos e mudanças na sociedade como ato de libertação.

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Biografia do Autor

Imara Queiroz Bispo, UFSB - GEMINA

Mestra em Ensino e Relações Étnicos – Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia.

Célia Regina da Silva

Doutora em Comunicação Social - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PÓSCOM) da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

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Publicado

2022-10-06

Como Citar

BISPO, Imara Queiroz; SILVA, Célia Regina da. A perspectiva contemporânea de nomadismo na trajetória de uma professora negra. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 042–054, 2022. DOI: 10.5965/24471267822022042. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/22159. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos Seção temática