Matisse, "The Moroccans": seeing For Yourself
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021365Keywords:
Museus, Abstração, Artista do Ensino, MatisseAbstract
A New York painter and freelance teaching artist describes an experience visiting Matisse’s painting “The Moroccans” at the Museum of Modern Art with a group of young people and their families. She describes her aesthetic education methods which include encouraging museum visitors to engage deeply with works of art by noticing, asking questions, and participating in group discussion. When the visitors’ conclusions about “The Moroccans” turn out to be at odds with the museum’s wall text, they question what they should believe—their own eyes or the museum’s official interpretation of this abstract work. Connecting this experience to John Dewey’s writing about the purpose of art and the power of the perceiver to activate an art object, the author reflects on the role of museums and the sometimes conflicting priorities of public engagement and scholarly authority.
Downloads
References
Cowart et al. Matisse in Morocco: The Paintings and Drawings, 1912-1913. First Edition. Washington, DC: National Gallery of Art, 1990.
Higgins. Matisse’s Search For Light Illuminated by MoMA Show. The Morning Call. 22 July, 1990. Available at: https://www.mcall.com/news/mc-xpm-1990-07-22-2761061-story.html. Accessed in 18 July 2021.
Richard. ‘Matisse in Morocco’ Dreaming in Color. The Washington Post. 18 March, 1990. Available at: https://www.washingtonpost.com/archive/lifestyle/style/1990/03/18/matisse-in-morocco-dreaming-in-color/4a58a6b5-8eff-4e61-a80c-3161c629389a/. Accessed in 18 July, 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.