JOHN DEWEY AND THE LEARNING FROM EXPERIENCE
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021129Keywords:
JOHN DEWEY; EDUCATION; LEARNING; ART; EXPERIENCE.Abstract
The impact of John Dewey's theory on education is undeniable. His ideas questioned traditional pedagogical concepts and stood against centuries of an educational process in which knowledge was centered on content transmitted in a ready and closed manner. Dewey pointed to the need for the teaching-learning process to be centered on the experiences lived and on the re-signification of these experiences in a way similar to an artistic practice. He also advocated the importance of encouraging the student's role and his ability to question and reconstruct knowledge.
This article analyzes the educational thought of John Dewey focusing on some of the main concepts of his theory such as the continuity principle, the experience concept, the idea of activity and his concept of reconstruction.Downloads
References
AMARAL, Maria Nazaré de C. Pacheco. Dewey: filosofia e experiência democrática. São Paulo: Perspectiva, 1990.
ARAÚJO, Inês Lacerda. Dewey e Rorty: um debate sobre justificação, experiência e o papelda ciência na cultura. Cognitio-Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia. São Paulo, v. 5, n. 1, p. 01-15, jan./jun. 2008.
CARVALHO, Daniele Cristine; SILVA, Tatiane; CUNHA, Marcus Vinicius. A metáfora fundamental do discurso de John Dewey. Educação e Cultura Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 11, n. 25, p. 142-162. 2014
CUNHA, M. V. John Dewey: Uma Filosofia para Educadores em Sala de Aula. Petrópolis: Vozes, 1998.
DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. New York: Dove Publications, 1948.
_______. The School and Society. Chicago: The University of Chicago Press, 1953.
_______. Experiência e educação. 3.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.
_______. Democracia e Educação. Trad. G. Rangel e A. Teixeira. São Paulo: Companhia
Editora Nacional, 1959.
_______. Experiência e Natureza. Trad. M.O.R.P. Leme. São Paulo: Abril Cultural,1980.
_______. A Arte como Experiência. Trad. M.O.R.P. Leme. São Paulo: Abril Cultural,1980a
_______. Reconstrução em filosofia. São Paulo: Ícone, 2011.
_______.Interest and Effort in Education. Cambridge - Massachusetts: The Riverside Press Cambridge, 1913.
ROCHA, Eliezer Pedroso da. O princípio de continuidade e a relação entre interesse e esforço em Dewey. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação USP. São Paulo, 2011.
SUCUPIRA, Newton. John Dewey: uma filosofia da experiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 34, n. 80, p. 78-95, out./dez.1960.
TEIXEIRA, Anísio. Bases da teoria lógica de Dewey. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.23, n.57, p.3-27. jan./mar. 1955.
WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Tradução e organização de José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2010
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.