Community School - Integration School and Community: to mobilize is to transform?
Experiences path of the year 2019 and adaptations in process during 2020 since the pandemic.
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267632020172Abstract
This article in art education aims to report the paths created, structured, groped and carried out by the project Community School - Integration School and Community in the neighborhood of Aclimação in the city of São Paulo in 2019 through the notions of cooperation (FREINET), free territories (RAGO) and experience (LARROSA). As a tool for interaction with the community during action research we use the concept of relational aesthetics (BOURRIAUD). From 2020 onwards with the coronavirus pandemic, there were changes in the project's action plan due to social isolation. Given this reality, we started a process of adaptations, experimenting again with other organizational, communicational, supportive and referral structures on virtual platforms together with the community. We use the idea of a learning community (TORRES) where through our own strengths we seek to supply our needs. We reflect on our attempts to create and mobilize with different groups, neighbors and public officials in our territory and whether we can transform our local reality through praxis with the participation of various actors working in collaboration and partnership with public schools in the region.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.