O desenho na formação do profissional professor
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267522019067Keywords:
drawing, creativity, schoolAbstract
Assuming that drawing has always brought apprehension in the teaching-learning process, as it is associated with the “technique”, mastery and training, the objective of this article is to propose, through the description of an experience, a creative alternative to the teaching of drawing in order to contribute to/for teacher's education. Through sharing a realization of the degree in Visual Arts, drawing enters both asa process intertwining, and in parallel with research on birth or acquired anomalies, contrasting the concept of beauty aesthetic that is often characterized by the essential route. Still, I make theoretical considerations about the school space, about the teacher and its role in the scientific and social relations in the subject's formation, as well as about the significant contribution that this language can to the perception, reflection, and creativity in the student-reality-art relationship.
Downloads
References
ALENCAR, Eunice M. L. S. Criatividade. Edit. Edunb, Brasília, 1993.
COX, Maureen. Desenho da Criança. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DEWEY, John. A escola e a sociedade e A criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 2002.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUVE, Thierry de. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Argos, 2011.
GARDNER, Howard. Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
IAVELBERG,Rosa. Desenho na Educação Infantil. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
HSUAN–AN, Tai. Desenho e organização bi e tridimensional da forma. Goiânia: UCG, 1997.
JESUS, Joaquim A. Luz. (In)Visibilidades: um estudo sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais. Tese de doutoramento em Educação Artística,Faculdade de Belas Artes, Porto/Portugal, 2013.
JIMENEZ, Marc. O que é estética. São Leopoldo, Unisinos, 1999.
MÃE, Valter H. Mãe. O Paraíso são os outros. 2 a ed. Rio de Janeiro: Biblioteca azul, 2018.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.