Sobre ser professor artista: possibilidades metodológicas para o ensinar e o fazer artístico
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267512019037Keywords:
teaching methodology , artistic doing , artAbstract
This is an account of the experiences in the class "On Being an Artist Teacher", which articulates theories and practices of arts teaching, mainly, from Dewey´s philosophical ideas. In his perspective, education is understood as an artistic (and creative) doing that opens space for the teacher-artist. Therefore, I would like to present the remarkable teaching methodology that was applied in the class, in the expectation that transgressive and active proposals such as this may stimulate new pedagogical practices and artistic processes. The discussion permeates the theoretical bases adopted in the discipline, mainly by the contemporary treatment of the invited speakers. Subsequently, the experiences of the cycle of challenges are presented, which were proposed as a way to instigate reflective thinking and research through artistic practices, as Sullivan (2005) conceives. The conception that art is also life and artistic and creative thinking are part of daily life were the main learning.
Downloads
References
ANDRADE, Erika Natacha Fernandes de; CUNHA, Marcus Vinicius da. A contribuição de John Dewey ao ensino da arte no Brasil. Espacio, Tiempo y Educación, v. 3, n. 2, July-December 2016, p. 301-319.
CLEMENTS, Alexis. Reconsidering John Dewey’s Art as Experience. Hyperallergic, Books, 25 mar. 2013. Disponível em: <https://hyperallergic.com/67081/reconsidering-john-deweys-art-as-experience/>. Acesso em: 02 ago. 2018.
DEWEY, John. A arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DEWEY, John. Democracia e educação: introdução a filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1959.
DUVE, Thierry. Fazendo escola (ou refazendo-a?). Chapecó: Editora Argos, 2012.
JESUS, Joaquim A. Luz de. (In)Visibilidades: um estudos sobre o devir do professor-artista no ensino em artes visuais - Tese de Doutoramento em Educação Artística - UPOrto - Portugal, 2013.
KAPROW, Allan. Sucessos e fracassos quando a arte muda. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, v. 18, julho de 2009.
SILVA, Tatiane da. Análise Retórica da influência Sofista no discurso filosófico e educacional de John Dewey. 2017. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), 178 f.
SULLIVAN, G. Art Practice as research: inquiry in the visual arts. California: Sage Publications, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 REVISTA APOTHEKE
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.