Imagem, gênero e sexualidade no currículo de Artes Visuais: receios, excessos e olhares conformados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671122025067

Palavras-chave:

Artes Visuais, Currículo, Estereótipos, Gênero, Imagem

Resumo

O texto traz reflexões sobre as concepções de professoras de Artes Visuais, atuantes em escolas públicas do município de Pelotas/RS, em relação as práticas curriculares com a utilização de imagens e as ligações estabelecidas com as temáticas de gênero e sexualidade. A partir de um recorte, apresenta-se dados obtidos de revisões bibliográficas, do envio de imagens e de entrevistas semiestruturadas. Percebeu-se que o entendimento das professoras de Artes Visuais sobre as práticas com imagens pode reforçar e manter preconceitos e estereótipos no currículo escolar, mas pode também contribuir no processo de desconstrução dos pensamentos que normatizam condutas e procuram fixar identidades. Tal constatação se deve ao nível de criticidade das professoras, que inclui o repertório visual e a relação estabelecida entre as imagens e a produção de sentidos e significados, considerando a formação inicial e continuada docente.

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Biografia do Autor

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação (PPGE/FaE/UFPel). Mestra em Artes Visuais (PPGAV/CA/UFPel). Especialista em Artes com área de concentração em Artes Visuais e Licenciada em Artes Visuais pelo Centro de Artes/UFPel. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais (UFPel/CNPq).

 

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

LOPES DE SOUZA, Fabiana. Imagem, gênero e sexualidade no currículo de Artes Visuais: receios, excessos e olhares conformados. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 067–079, 2025. DOI: 10.5965/244712671122025067. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27350. Acesso em: 28 set. 2025.