Experiência estética em histórias em quadrinhos: imagem, cultura visual e experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671112025065

Palavras-chave:

John Dewey, Artes Visuais, História em Quadrinhos, Experiência, Cultura Visual

Resumo

Estabelecer um diálogo entre histórias em quadrinhos e o espaço de produção acadêmica das artes visuais implica explorar aspectos da cultura visual contemporânea, as imagens que compõem essa conjuntura e suas interpretações artísticas e estéticas acerca do objeto. Assim, esse artigo se propõe a analisar as histórias em quadrinhos como meio capaz de proporcionar experiências estéticas e expandir suas potencialidades poéticas, narrativas e simbólicas, como alternativa de compreender as produções artísticas vigentes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do conceito de experiência conforme John Dewey, estabelecendo-se interpolações com a imagem e a cultura visual, buscando-se compreender os possíveis espaços de interlocução entre histórias em quadrinhos e as artes visuais, sobretudo, pensando no ensino.

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Biografia do Autor

João Francisco Maués Araujo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC. Seus objetos de pesquisa são ilustração, quadrinhos, artes visuais, e suas interpolações com racialidade e o ensino.

Anelise Zimmermann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da UDESC na graduação em Design e na pós-graduação em Artes Visuais. Integra os Grupos de Pesquisa [Entre] Paisagens/UDESC, Rede de Design/Educação/UFPE, e LITERALISE/UFSC.

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Publicado

04-06-2025

Como Citar

ARAUJO, João Francisco Maués; ZIMMERMANN, Anelise. Experiência estética em histórias em quadrinhos: imagem, cultura visual e experiência. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 065–082, 2025. DOI: 10.5965/244712671112025065. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/27056. Acesso em: 7 jul. 2025.