A experiência estética com o uso didático do cinema nas aulas de Filosofia: uma perspectiva a partir de John Dewey
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025126Palavras-chave:
Cinema, Dewey, Educação, Ensino de Filosofia, Experiência EstéticaResumo
O presente artigo explora a experiência estética fornecida pelo uso do cinema como recurso didático nas aulas de Filosofia, a partir das ideias de John Dewey sobre arte e educação. Com base nas suas principais obras, como Arte como Experiência e Democracia e Educação, observamos que Dewey nos chama a atenção em perceber que o real sentido a que uma atitude estética pode proporcionar diz respeito a que seja uma atitude desinteressada, uma abertura, uma disponibilidade não tanto para a coisa ou o acontecimento “em si”, naquilo que ele tem de consistência, mas para os efeitos que ele pode produzir, de tal modo que a ideia de arte tenha se ampliado e ultrapassado os limites da inteligibilidade. Desta forma, a contribuição do pensamento deweyano se dirige na perspectiva de um enriquecimento de tais experiências sob um prisma formativo. O desafio posto está em desenvolver de forma fecunda, no cerne do ensino médio, as provocações que podem vir a surgir de diferentes expressões artísticas. A obra de arte sempre serviu como objeto de reflexão filosófico, de tal modo que possa ser compreendida como um importante instrumento para indagar e promover questões filosóficas. Isto se ratifica quando, observamos elementos, de modo particular, em produções cinematográficas, aspectos como consumismo, competição desenfreada, dificuldade em conviver com a pluralidade e as diferenças, separação entre arte e vida, fragmentação e mercantilização das relações humanas, entre outros, como reflexos dos dualismos que afetam, de forma marcante, a vida humana. Por esta razão, a obra Arte como Experiência tem um alcance extremamente atual para, pelo viés da experiência estética e do postulado da unidade entre arte e vida, pensarmos nessas e em outras questões que afetam a vida do homem contemporâneo. De modo especial, nosso intuito é analisar a forma como o cinema em diferentes produções reproduziram formas distintas de pensar o problema filosófico que, igualmente, pode vir a nos atingir, de modo particular ao modelo educacional e o ambiente escolar.
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