Artes Visuais na Educação Infantil e nos Anos Iniciais: Repintando o espaço escolar com as crianças da comunidade do Novo Oriente, em Maracanaú/CE.
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024033Palavras-chave:
Artes Visuais, Crianças, Educação Infantil e dos Anos Iniciais, Escola no contexto Pós-pandêmico, Maracanaú/CEResumo
Trata-se de um relato de experiência das/os pesquisadores/as do Projeto Repintando o espaço escolar com as crianças da comunidade do Novo Oriente, em Maracanaú/CE, apoiado pelo XII Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado no primeiro semestre do ano de 2023, em parceria com a Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maestro Eleazar de Carvalho. O projeto consistiu na realização de oficinas/ateliês em Artes Visuais, o que resultou na construção de 02 (dois) livros infantis a partir das narrativas, desenhos, pinturas e graffitis das crianças. Considerou-se que - para além das vulnerabilidades sociais e afetivo-emocionais -, no retorno à escola, em meio ao cenário de pós-pandemia e de comprometimento socioeconômico de suas famílias, muitas dessas crianças foram bastante prejudicadas no desenvolvimento de suas habilidades sociais e educacionais básicas. Concluímos com esse projeto que é possível (re)integrar essas crianças, de 05 (cinco) a 07 (sete) anos de idade, em momentos de formação com as Artes Visuais, proporcionando-lhes experiências sobre o reconhecimento das diferenças e o respeito às diversidades, além de melhores oportunidades de aprendizagem e socialização escolar. As vivências com a literatura infantil, os desenhos e os graffitis/murais nos permitiram ainda perceber as crianças como seres integrais, com diversos e complexos aspectos biológicos, psicológicos, sociais, emocionais e culturais, os quais devem ser conjunta e devidamente potencializados para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, artísticas e comunitárias.
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