De(s)colonizar o olhar: as imagens no ensino de artes visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024049

Palavras-chave:

Arte-educação, Descolonialidade, Saberes insurgentes, Visualidade

Resumo

O panorama histórico e cultural latino-americano, cujas raízes se sustentam na colonização e na escravização, implica na construção de olhares colonizados, não apenas sobre as visualidades que nos perpassam, mas também sobre como a nossa episteme foi secularmente construída dentro dos parâmetros dominantes. A partir disso, o presente artigo constrói pontes entre a perspectiva de(s)colonial e os estudos das culturas visuais com o objetivo de discutir as dificuldades e as possibilidades de se trabalhar com imagens no ensino de artes visuais na contemporaneidade. Sendo a nossa Era marcada pelo ocularcentrismo e pela colonialidade do poder, entende-se que é preciso questionar quem tem direito a olhar e como o olhar colonizado opera, a fim de provocar fissuras para que a de(s)colonização dos olhares, tanto de professores/as, como de educandos/as, se torne possível. A ação de de(s)colonizar o olhar nos possibilita confrontar a legitimidade da fabulação das narrativas dominantes, abrindo espaço para a escuta e a construção de outras histórias e narrativas que resistem aos padrões que alimentam a hegemonia eurocêntrica. Por fim, explicitamos como e quais imagens são viáveis de se utilizar na sala de aula em prol dos movimentos contínuos da de(s)colonização dos modos de ver.

Downloads

Biografia do Autor

Marília Claudia Favreto Sinãni, Universidade Federal de Pelotas

Professora de arte, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Doutoranda em Educação pela mesma instituição.

Vanessa Cristina Dias, Universidade Federal de Pelotas

Pesquisadora e bolsista CAPES vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Aline Accorssi, Universidade Federal de Pelotas

Professora adjunta na Faculdade de Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ABREU, Carla Luzia de; ÁLVAREZ, Juan Sebastián Ospina; MONTELES, Nayara Joyse Silva. O que podemos aprender das contravisualidades? In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 28º. Goiás: Anais ANPAP, p. 831-846, 2019. Disponível em: <https://anpap.org.br/anais/2019/PDF/ARTIGO/28encontroncontronacionaldaassociação nacionaldepesquisadoresemartesplásticasABREU_Carla_Luzia_de_e_%C3%81LVAREZ_Juan_Sebasti%C3%A1n_Ospina_e_MONTELES_Nayara_Joyse_Silva_831-846.pdf>. Acesso em 17 dez. 2023.

ALVES, Rubem. Variações sobre o prazer: Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2011.

CARDOSO, Rafael. A história da arte e outras histórias. Cultura Visual, Salvador, v. 12, p. 105-113, out. 2009. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/rcvisual/article/view/3393/2680>. Acesso em: 18 dez. 2023.

DUSSEL, Enrique. Oito ensaios sobre cultura latino-americana e libertação. São Paulo: Paulinas, 1997.

DUSSEL, Enrique. 1492: o encobrimento do outro. A origem do mito da modernidade: conferências de Frankfurt. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Problematizações sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em educação. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 83-94, ago. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbedu/a/yNCNNksBw7sy5X8DvwQS9Bd/?lang=pt#>. Acesso em: 18 dez. 2023.

GÓMEZ, Pedro Pablo; MIGNOLO, Walter. Estéticas decoloniales. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2012.

HARAWAY, Donna. Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza. Madrid: Cátedra, Universitat de Valência e Instituto de la Mujer, 1995.

HERNÁNDEZ, Fernando. Pesquisar com imagens, pesquisar sobre imagens: revelar aquilo que permanece invisível nas pedagogias da cultura visual. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013, p. 77-95.

MACIEL, Jane Cleide de Sousa. Atlas Mnemosyne e Saber Visual: atualidade de Aby Warburg diante das imagens, mídias e redes. Revista Ícone, Recife, v. 16, n. 2, p. 191-209, set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/icone/article/view/238041/pdf>. Acesso em: 18 dez. 2023.

MALDONADO-TORRES, Nelson. A Modo de Comentario Inicial. In: WALSH, Catherine (Org.). Pedagogias Decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.

MANGUEL, Alberto. Lendo Imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MARTÍN, Aida Sánchez de Serdio. Visualidade, produção de conhecimento e pedagogia do olhar. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 345-370.

MERLINSKY, Gabriela; SERAFINI, Paula. Arte y ecología política. Buenos Aires: CLACSO, 2020.

MIRZOEFF, Nicholas. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, v. 18, n. 4, p. 745–768, 2016. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646472>. Acesso em: 18 dez. 2023.

QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.

RIVERA-CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen: ensayos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O fim do império cognitivo: as afirmações das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

TOURINHO, Irene. Imagens, pesquisa e educação: questões éticas, estéticas e metodológicas. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Cultura das imagens: desafios para a arte e para a educação. Santa Maria: Editora da UFSM, 2012, p. 231-252.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e Argentina. 2013. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000909029>. Acesso em: 27 dez. 2023.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

FAVRETO SINÃNI, Marília Claudia; DIAS, Vanessa Cristina; ACCORSSI, Aline. De(s)colonizar o olhar: as imagens no ensino de artes visuais. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 049–065, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024049. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25289. Acesso em: 9 fev. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)