Caçadores/as de beleza: educação do olhar no ensaio de uma vida
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024146Palavras-chave:
Formação docente, Experiência estética, Imagem, Pedagogia, FotografiaResumo
Podemos ensaiar novos passos através de imagens que respigam e reverberam o cotidiano de estéticas não percebidas? Como um exercício crítico ético-político, o ensaio relata experiências sensíveis com alunos/as de Pedagogia do componente curricular de Filosofia da Educação II, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, por meio de suas fotografias-ensaios. No desenho das linhas de força produzidas pela metodologia cartográfica, entendemos que a vivência no curso possibilitou um novo olhar para a formação docente dos/as estudantes e promoveu interlocução ativa com as pessoas docentes envolvidas no processo pedagógico. A suspensão do tempo, proporcionada pelo momento de atenção e enquadramento das imagens, transformou espaços cotidianos ignorados, preenchendo-os de uma estética inesperada. Ao ensaiar outras possibilidades de representação, de figuração e de enunciação com imagens, a pedagogia da/com imagem abre caminhos para construção de conhecimento crítico que, em diversas linguagens e materialidades, desafia estudantes e educadoras/es à partilha do sensível. No ensaio, dialogamos com aportes teóricos de pensadores/as que tematizam possibilidades expressivas e educativas abertas pelas imagens, suas tensões e potências.
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