Caçadores/as de beleza: educação do olhar no ensaio de uma vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024146

Palavras-chave:

Formação docente, Experiência estética, Imagem, Pedagogia, Fotografia

Resumo

Podemos ensaiar novos passos através de imagens que respigam e reverberam o cotidiano de estéticas não percebidas? Como um exercício crítico ético-político, o ensaio relata experiências sensíveis com alunos/as de Pedagogia do componente curricular de Filosofia da Educação II, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, por meio de suas fotografias-ensaios. No desenho das linhas de força produzidas pela metodologia cartográfica, entendemos que a vivência no curso possibilitou um novo olhar para a formação docente dos/as estudantes e promoveu interlocução ativa com as pessoas docentes envolvidas no processo pedagógico. A suspensão do tempo, proporcionada pelo momento de atenção e enquadramento das imagens, transformou espaços cotidianos ignorados, preenchendo-os de uma estética inesperada. Ao ensaiar outras possibilidades de representação, de figuração e de enunciação com imagens, a pedagogia da/com imagem abre caminhos para construção de conhecimento crítico que, em diversas linguagens e materialidades, desafia estudantes e educadoras/es à partilha do sensível. No ensaio, dialogamos com aportes teóricos de pensadores/as que tematizam possibilidades expressivas e educativas abertas pelas imagens, suas tensões e potências.

Downloads

Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE/CNPq) e do Ensaio – Vida, Pensamento e Escrita em Educação (UFPB/CNPq).

Diego dos Santos Reis, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentação da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, e do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (Diversitas/PPGHDL/FFLCH) da USP. Realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Doutor, Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Artes Cênicas - Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Travessias - Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação Antirracista (UFPB/CNPq).

Referências

ALLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues, Fernando Fragozo, Aline Serra e Marianna Poyares. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 07-19.

ALMEIDA, Rogério de. ARAÚJO, Alberto Filipe de. A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 53, p. 1-18, abr./jun. 2020.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

CARNEIRO, Sueli. “Viveremos”. In: CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; Crisálida, 2017, p. 385-398.

DELEUZE, Gilles. Cinema I – A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 1). Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 4). Tradução de Suely Rolnik. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Aparecendo, desaparecendo, borboleteando. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição. Lisboa: KKYM, 2015, p. 09-61.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Olhos livres da história. Revista Ícone, Recife, v. 16, n. 2, p. 161-172, 2018.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática, 2021.

KRAUSS, Rosalind. Notas sobre Simulacro. Revista Eco-Pós, vol. 15, n. 1, p. 57–75, 2014. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i1.1192

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr., p. 20-28, 2002.

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação & Educação, São Paulo, 21, p. 29-36, mai./ago. 2001.

MACHADO, Arlindo. O Filme-Ensaio. Revista Concinnitas, v. 2, n. 5, p. 63-75.

MARTINS, Mirian Celeste. No espelho de muitas faces: miradas caleidoscópicas sobre arte e vida, currículo e formação. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 8, n. 2, p. 62-79, mai./ago. 2015.

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. (Entre)laçamentos: a imagem e o (entre)lugar da/na Educação Estética. Revista Mídia e Cotidiano, v. 15, n. 2, mai./ago. 2021.

QUINTANA, Ángel; DUSSEL, Inés. Entre lo obvio y lo obtuso: notas sobre cine y educación. Curso: Educación, i mágenes y medios Grupo 8. 2012. Disponível em: http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=5845. Acesso em: 23 jan. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. Ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Neto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. Concinnitas, ano 9, v. 1, n. 12, jul. 2008.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da. O currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade. Linhas Críticas, v. 28, jan./dez. 2022.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR, Alcidesio; REIS, Diego dos Santos. Caçadores/as de beleza: educação do olhar no ensaio de uma vida. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 146–158, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024146. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25214. Acesso em: 11 fev. 2025.