Palavreando o tempo: escritos sobre a experiência de estágio em artes visuais em um Colégio de Aplicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024066

Palavras-chave:

Tempo na escola, Tempo na aula de artes, Colégio de Aplicação, Experiência, Estágio Supervisionado

Resumo

Este artigo é composto por palavras, sensações e reflexões feitas durante a experiência de estágio em artes visuais no Colégio de Aplicação João XXIII (vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora). Assim, é o escrito de uma futura educadora em diálogo com professores do quadro docente da instituição aspirando construir um saber compartilhado acerca do tempo, do tempo na escola e do tempo na aula de arte, sendo temas entremeados por relatos pessoais e bibliografias, levando em consideração principalmente a ideia da importância do saber da experiência de Jorge Larrosa.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Rosa Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Juiz de Fora

Maria Rosa Rodrigues de Lima é graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Juiz de fora. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7391116368017623.

Francione Oliveira Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Francione Oliveira Carvalho é docente do PPGE em Educação da UFJF e professor
colaborador do Programa de Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP.

Referências

ALVIM, Mayara Helena. O valor político do inútil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2251. Acesso em: 4 jan. 2023.

ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 68, p.208-223, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644127 . Acesso em 29 jun 2023.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Entre Macondo e Nós: uma coletânea de escritos sobre a investigação que pretende ser algo mais do que apenas científica. Caldas: Escritos da Rosa dos Ventos, 2000. Disponível em: https://apartilhadavida.com.br/book/entre-macondo-e-nos. Acesso em: 9 jan. 2023.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O pensado e o vivido: perguntas sobre o dizer da vida e a vida que se vive. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Pergunta a várias mãos. São Paulo: Editora Cortez, 2003. Disponível em: https://bityli.com/3QKRU. Acesso em: 9 jan. 2023.

CARVALHO, Francione Oliveira; MELO, Cláudio. O tempo em várias vozes. In: CARVALHO, Francione Oliveira; EGAS, Olga Maria Botelho (org.). Experiências de dentro e de fora: o que a universidade pode aprender com a escola?. Rio de Janeiro: Batuques; Juiz de Fora: Mirada, 2021. Disponível em: http://grupomirada.com/livro/. Acesso em: 6 jan. 2023.

FISCHER, Deborah Vier; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar?. Educação (Santa Maria). Santa Maria, v.45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/issue/view/1544. Acesso em: 8 jan. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação in: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4284894/mod_resource/content/3/Pesquisa%20Participante_Criando_Metodos_de_Pesquisa_Alternativa.pdf . Acesso em: 9 jan. 2023.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis, 2017. 136 p.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2014.v19n59/. Acesso em: 6 jan. 2023.

LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 2, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/1563. Acesso em: 7 jan. 2023.

LARROSA, Jorge. Palavras desde o limbo. Notas para outra pesquisa na educação ou, talvez, para outra coisa que não a pesquisa na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 12, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/issue/view/1320. Acesso em: 6 jan. 2023.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed.; 5ª reimp. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.

LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Habitar poeticamente a educação: notas sobre a relação entre potência e temporalidade. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/issue/view/852. Acesso em: 6 jan. 2023.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Docência em Arte no contexto da BNCC: É preciso reinventar o ensino/aprendizagem em Arte?. Revista GEARTE, v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/issue/view/3555. Acesso em: 19 jun 2023

RODRIGUES, Marília Villanova. A forma da escola: um exercício de atenção. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13082 . Acesso em: 6 jan. 2023.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

RODRIGUES DE LIMA, Maria Rosa; OLIVEIRA CARVALHO, Francione. Palavreando o tempo: escritos sobre a experiência de estágio em artes visuais em um Colégio de Aplicação. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 066–080, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024066. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24650. Acesso em: 11 fev. 2025.