Palavreando o tempo: escritos sobre a experiência de estágio em artes visuais em um Colégio de Aplicação
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024066Palavras-chave:
Tempo na escola, Tempo na aula de artes, Colégio de Aplicação, Experiência, Estágio SupervisionadoResumo
Este artigo é composto por palavras, sensações e reflexões feitas durante a experiência de estágio em artes visuais no Colégio de Aplicação João XXIII (vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora). Assim, é o escrito de uma futura educadora em diálogo com professores do quadro docente da instituição aspirando construir um saber compartilhado acerca do tempo, do tempo na escola e do tempo na aula de arte, sendo temas entremeados por relatos pessoais e bibliografias, levando em consideração principalmente a ideia da importância do saber da experiência de Jorge Larrosa.
Downloads
Referências
ALVIM, Mayara Helena. O valor político do inútil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2251. Acesso em: 4 jan. 2023.
ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia; DUARTE, Newton. A função da arte e da educação escolar a partir de György Lukács e da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, v. 16, n. 68, p.208-223, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644127 . Acesso em 29 jun 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Entre Macondo e Nós: uma coletânea de escritos sobre a investigação que pretende ser algo mais do que apenas científica. Caldas: Escritos da Rosa dos Ventos, 2000. Disponível em: https://apartilhadavida.com.br/book/entre-macondo-e-nos. Acesso em: 9 jan. 2023.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O pensado e o vivido: perguntas sobre o dizer da vida e a vida que se vive. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Pergunta a várias mãos. São Paulo: Editora Cortez, 2003. Disponível em: https://bityli.com/3QKRU. Acesso em: 9 jan. 2023.
CARVALHO, Francione Oliveira; MELO, Cláudio. O tempo em várias vozes. In: CARVALHO, Francione Oliveira; EGAS, Olga Maria Botelho (org.). Experiências de dentro e de fora: o que a universidade pode aprender com a escola?. Rio de Janeiro: Batuques; Juiz de Fora: Mirada, 2021. Disponível em: http://grupomirada.com/livro/. Acesso em: 6 jan. 2023.
FISCHER, Deborah Vier; LOPONTE, Luciana Gruppelli. Modos de habitar a escola: o que somos capazes de inventar?. Educação (Santa Maria). Santa Maria, v.45, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/issue/view/1544. Acesso em: 8 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 70. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.
FREIRE, Paulo. Criando métodos de pesquisa alternativa: aprendendo a fazê-la melhor através da ação in: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4284894/mod_resource/content/3/Pesquisa%20Participante_Criando_Metodos_de_Pesquisa_Alternativa.pdf . Acesso em: 9 jan. 2023.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2. ed. Tradução: Enio Paulo Giachini. Petrópolis, 2017. 136 p.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2014.v19n59/. Acesso em: 6 jan. 2023.
LARROSA, Jorge. O ensaio e a escrita acadêmica. Educação & realidade, Porto Alegre, v. 28, n. 2, 2003. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/1563. Acesso em: 7 jan. 2023.
LARROSA, Jorge. Palavras desde o limbo. Notas para outra pesquisa na educação ou, talvez, para outra coisa que não a pesquisa na educação. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 12, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/issue/view/1320. Acesso em: 6 jan. 2023.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed.; 5ª reimp. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.
LÓPEZ, Maximiliano Valerio. Habitar poeticamente a educação: notas sobre a relação entre potência e temporalidade. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/issue/view/852. Acesso em: 6 jan. 2023.
PIMENTEL, Lucia Gouvêa; MAGALHÃES, Ana Del Tabor Vasconcelos. Docência em Arte no contexto da BNCC: É preciso reinventar o ensino/aprendizagem em Arte?. Revista GEARTE, v. 5, n. 2, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/gearte/issue/view/3555. Acesso em: 19 jun 2023
RODRIGUES, Marília Villanova. A forma da escola: um exercício de atenção. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13082 . Acesso em: 6 jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Rosa Rodrigues de Lima, Francione Oliveira Carvalho
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.