Olhares múltiplos: ateliê artístico e poético para/com professoras das infâncias – o encontro com a arte por meio das redes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023032

Palavras-chave:

formação estética de professores, educação museal, educação e novas mídias, pandemia covid19

Resumo

Este artigo, baseado em uma pesquisa de Doutorado em Educação, narra os processos de uma proposta de formação estética para/com professoras da Educação Infantil, realizada em meio à pandemia da covid-19. A proposta, denominada “Olhares Múltiplos: ateliê artístico e poético”, desenvolvida por meio das redes sociais, a qual utilizou um dispositivo de mídia digital (podcast), foi fundamentada na concepção de museu como espaço de conhecimento e formação, nas abordagens (auto)biográficas e de histórias de vida e nos estudos sobre mediação cultural e formação docente. A investigação, em um movimento de diálogo entre escola e museu de arte, partiu da escuta de professoras da Educação Infantil que reivindicavam oportunidades de formação estética. A pesquisa mostrou que tecer redes virtuais com docentes, em diálogo com obras de arte do acervo de um museu, pode ser um dos caminhos.

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Biografia do Autor

Simone Bibian, Universidade Federal Fluminense

Doutora e Mestra em Educação pela UFF, Pedagoga, Educadora do Museu Nacional de Belas Artes – RJ, escritora. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2540510460150865; e-mail: simone.bibian@museus.gov.br

Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação (Unicamp), Professora do PPGEducação/UFF, líder do Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte – FIAR. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7470127128501920; e-mail: lucianaostetto@id.uff.br

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Publicado

2024-01-04

Como Citar

BIBIAN, Simone; OSTETTO, Luciana Esmeralda. Olhares múltiplos: ateliê artístico e poético para/com professoras das infâncias – o encontro com a arte por meio das redes. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 032–049, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023032. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24590. Acesso em: 4 dez. 2024.